Produtores rurais de Formosa do Rio Preto no extremo oeste da Bahia, tiveram seus nomes inclusos no cadastro de maus pagadores, como SPC e Serasa, depois de suspenderem pagamentos à holding – JJF Investimentos citada da Operação Faroeste como beneficiária de suposto esquema de grilagens de terras e venda de sentenças. As informações são da Bela Megale, colunista do Globo.
Segundo a colunista, quando o esquema foi revelado da Operação Faroeste em 19 de novembro do ano passado, os agricultores interromperam o pagamento. Agora a própria holding pediu a inclusão do nome dos agricultores no cadastro, diz a colunista.
Os acordos envolvem pagamentos de 70 a 80 sacas de soja por hectare, totalizando segundo o Ministério Público Federal – MPF cerca de 1 milhão de Reais.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.