Nordeste têm alta de mortes por hepatite crônica viral, diz estudo

Hepatite, Nordeste
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Do Bahia Notícias | Entre os anos de 2001 e 2020, a região Nordeste do Brasil teve um aumento de 5%, no índice de mortalidade por hepatite crônica viral. Os dados foram divulgados na segunda-feira (3) pela Universidade Tiradentes, de Aracaju, que lançou mão de dados públicos dos últimos 20 anos sobre a doença.

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser aguda ou crônica; além de curável ou fulminante. Foram registradas no Brasil, nas últimas duas décadas, 49.831 mortes em decorrência desta condição de saúde.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

À CNN, a cirurgiã do aparelho digestivo Sonia Oliveira Lima, orientadora da pesquisa, afirmou haver algumas causas para o aumento de óbitos no Norte e Nordeste. “Uma das explicações é que melhorou a notificação, que passou a ser obrigatória”, disse.

Além disso, a transmissão é outra questão importante. “A hepatite A, por exemplo, tem transmissão fecal-oral, e depende de saneamento básico, higiene pessoal, uso de descartáveis.”

No caso das hepatites B, C e D, a transmissão é por sangue ou esperma.

“A cobertura vacinal nessas regiões é insuficiente, e o diagnóstico é simples, mas o exame precisa ser solicitado”,

completou.

Somente a região Sudeste teve tendência de redução das mortes por hepatite no período pesquisado. “O restante apresentou um número estacionário, sem aumento ou redução, o que é muito grave”, afirmou a médica.

Conforme a informação da profissional, é preciso uma melhor comunicação para que a informação sobre a doença chegue até as pessoas, assim como incentivo à vacinação.

Com Bahia Notícias

Sobre Darlan Alves Lustosa 8436 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários