Novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é natural do Oeste baiano

Dom Walmor Oliveira de Azevedo novo presidente da CNBB | Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte

do Portal do Cerrado

O novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, 65 anos, eleito ontem (6) na 57ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP) é natural de Cocos, no oeste da Bahia.

Dom Walmor fez seus estudos escolares no Grupo Escolar Sebastião Azevedo, em Cocos, na Bahia, entre 1961 a 1965. Em Caetité, frequentou o Seminário São José entre 1966 e 1968 e o Instituto de Educação Anísio Teixeira em 1969. Em Juiz de Fora estudou no Seminário Menor Santo Antônio nos anos 1970 e 1971.

Estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, em São João del-Rei, onde concluiu em 1975. Fez seus estudos teológicos no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora no período de 1974 a 1977.

Foi ordenado padre no dia 9 de setembro de 1977, na cidade de Juiz de Fora e incardinado na Arquidiocese de Juiz de Fora. Obteve o mestrado em Ciências Bíblicas, pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, no ano de 1980. Doutourou-se em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, em 1985.

Episcopado

Dom Walmor, recebeu a ordenação como bispo das mãos do então Frei Lucas Cardeal Moreira Neves em 10 de maio de 1998, em Juiz de Fora. Antes, porém, no dia 21 de janeiro de 1998, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Salvador.

Em 28 de janeiro de 2004, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo de Belo Horizonte. Em 1999 foi integrado como membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB, da qual assumiu como presidente desde 2004.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários