

O terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e foi fortemente sentido na Tailândia e na China. O tremor causou colapsos de edifícios, deixando pelo menos 144 mortos e 732 feridos, segundo a TV estatal de Mianmar.
O epicentro ocorreu a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, na região central de Mianmar. O tremor ocorreu à tarde no horário local (madrugada no horário de Brasília) e teve uma profundidade de apenas 10 km, o que aumentou sua intensidade.
Destruição e vítimas
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os relatos indicam “danos significativos” na região central de Mianmar. O país, atualmente sob controle de uma junta militar, tem restrições severas de informação, o que dificulta a avaliação dos estragos. A companhia aérea estatal Myanmar National Airlines cancelou voos devido ao desastre.
A junta militar declarou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital Naypyitaw. Conforme apontou o g1, em um movimento raro, pediu doações de qualquer país ou organização para auxiliar nas ações de resgate e solicitou materiais médicos para as vítimas.
Na Tailândia, um arranha-céu em construção colapsou na capital Bangkok, deixando 117 desaparecidos sob os escombros, de acordo com o governo tailandês. Equipes de resgate seguem nos locais afetados, retirando feridos e corpos dos destroços. Pelo menos oito pessoas morreram na cidade.
Na China, tremores também foram registrados em diversas regiões, causando pânico e evacuações emergenciais.
Impacto e consequências
Em Mianmar, a mídia estatal relatou o colapso de duas pontes e destruição em pelo menos cinco cidades. Imagens divulgadas mostram um mosteiro budista reduzido a escombros na capital Naypyitaw.
Durante os tremores, imagens mostram centenas de pessoas em pânico na pista do Aeroporto Internacional de Mandalay. Dentro do terminal, passageiros correram para fora do saguão, que ficou destruído.
Na Tailândia, além do prédio que desabou, um outro edifício registrou uma cena impressionante: a água de uma piscina no terraço transbordou, criando uma cascata sobre a fachada do prédio.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está em viagem ao Vietnã e a princípio, não há registros de danos ou impacto no país.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado