OMS alerta que pandemia não está sob controle e segue piorando

Até esta quinta-feira (9), mais de 11,8 milhões de casos de coronavírus foram contabilizados no planeta.

Reprodução: Pixabay

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a pandemia de coronavírus não está sob controle, mas sim piorando. Em reunião com os estados membros, a OMS apontou que os casos seguem aumentando na maioria dos países. “Mais de 544.000 vidas foram perdidas. A pandemia ainda está se acelerando”, alertou Tedros.

De acordo com a OMS, metade dos 11,8 milhões de casos do novo coronavírus foram registrados nas últimas seis semanas. “A pandemia da Covid-19 não deixou nenhum país intocado. Ela humilhou todos nós”, lamentou o diretor-geral da agência. As informações são da coluna Bem Estar, do G1.

Na análise da organização, a pandemia não afeta só as pessoas que contraem o coronavírus, mas todos os que possuem algum tipo de doença mais grave. “Centenas de milhões de crianças correm o risco de perder vacinas de rotina para tuberculose, pneumonia, sarampo, poliomielite, cólera, cólera, difteria e outras. Muitos países estão com poucos medicamentos para o HIV”, ponderou Tedros.

O diretor-geral ainda falou sobre os refugiados, grupo muito afetado pela pandemia. “”A Covid-19 pode empurrá-los [os refugiado] para a beira do abismo”, disse.

Na última terça-feira (7), a OMS reconheceu que o novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar. Antes, a organização apontava que a possibilidade de infecção era apenas pelo contato com gotículas expelidas por pessoas portadoras do vírus.

Benedetta Allegranzi, líder técnica para prevenção e controle de infecções da OMS, destacou que o órgão já recomenda que as pessoas evitem ambientes fechados e lotados, mantenham o distanciamento e usem a máscara em determinadas situações. Além disso, ela sugere ventilação adequada para ambientes internos.

Sobre Redação 5887 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários