OMS convoca reunião de emergência após surto da varíola do macaco na Europa

A maioria não tem ligações com viagens a países onde o vírus é endêmico, o que intriga especialistas, segundo O Globo

Lesões causadas pela varíola dos macacos no braço e na perna de uma menina na Libéria. — Foto: Domínio público (via Wikipedia)

A OMS – Organização Mundial da Saúde convocou para esta sexta-feira (20) reunião de emergência para tratar sobre o surto de infecção pela varíola do macaco. Pelo menos 9 países europeus tem registros das doença. São mais de cem detectados na Europa.

Os Estados Unidos relataram um caso da doença em Massachusetts que está em investigação. O caso de “varíola do macaco” foi confirmado em um homem que viajou recentemente para o Canadá, disseram as autoridades de saúde de Massachusetts no início da quinta-feira.

Nesta sexta-feira (20) Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá e França confirmaram os primeiros casos da doença. Durante a semana, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Itália também anunciaram que detectaram pessoas infectadas com o vírus. Os números de contaminados no Reino Unido, primeiro lugar a identificar casos desse novo surto, em Portugal e na Espanha já ultrapassam 20 em cada país. Autoridades de saúde holandesas também afirmaram monitorar uma série de casos suspeitos.

O comitê que será reunido é o Grupo Consultivo Estratégico e Técnico sobre Riscos Infecciosos com Potencial de Pandemia e Epidemia (STAG-IH), que aconselha a OMS sobre riscos de infecção que podem representar uma ameaça à saúde global. Os Estados Unidos também já confirmou o primeiro caso.

A varíola dos macacos é rara fora de partes da África onde o vírus é endêmico. Os primeiros casos dessa leva começaram a ser detectados no dia 7 de maio, no Reino Unido, em um paciente que havia retornado da Nigéria. No entanto, os demais diagnósticos na região não têm histórico de viagem a países onde o vírus circula.

Sobre Redação 5887 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários