Imagens com a definição de “professora significado” viralizaram nas redes sociais e no WhatsApp nessa segunda-feira (21).
Quando se busca os termos na ferramenta do Google tem como resposta que surpreende. Segundo o jornal Extra que fez o teste nesta segunda-feira e repetido pelo Portal do Cerrado, obtiveram o mesmo resultado. Em primeiro lugar, vem a definição correta: “mulher que ensina ou exerce o professorado”. A segunda definição classificada como “brasileirismo” choca: “prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual”. Segundo o Extra, do Rio de Janeiro, o mesmo resultado aparece em outros dicionários, como o Houaiss, e no dicio.com.br.
Quando a busca é feita por “professor significado”, no masculino, o resultado é diferente. Neste caso, o primeiro resultado diz “aquele que professa uma crença”, e o segundo; “aquele que ensina”.
Ao Extra, a assessoria do Google informou que privilegia resultados de fontes confiáveis e autoritativas para os quadros que aparecem em primeiro resultado dos termos buscados e que, no caso do box Dicionário, o conteúdo gerado é produzido por terceiros, e não pela plataforma Google. A assessoria ainda informa que para reclamações sobre o resultado de qualquer busca, esta pode ser feita clicando na palavra “Feedback”, que aparece logo abaixo do resultado da pesquisa. Por meio de nota a assessoria informou ainda que licencia o conteúdo dos parceiros para oferecer respostas na página de resultados da Busca, incluindo dicionários.
Leia abaixo a nota enviada ao Extra:
“Trabalhamos com vários parceiros locais e globais para fornecer informações e serviços que os usuários procuram e licenciamos seu conteúdo para oferecer respostas úteis diretamente na página de resultados da Busca, incluindo dicionários.”