Pesquisa do IBGE aponta crescimento do abate de frangos na Bahia

Reprodução

Os frigoríficos baianos nunca produziram tanto frango como no ano passado. Cerca de 114,2 milhões de aves foram abatidas em 2018 no estado, um volume 6% maior do que no ano anterior. Foram 6,5 milhões de aves a mais, um recorde.

Além disso, este foi o quarto ano consecutivo de crescimento no abate de frangos na Bahia.

“Acreditamos que vários fatores podem ter influenciado. Um dos principais foi o aumento do consumo. Tem mais gente procurando o frango, como fonte de proteína saudável. Em seguida, também tem mais consumo no último trimestre, por causa das festas de fim de ano. Muita gente chegou a trocar o peru pelo frango, por causa do preço mais em conta”, aponta Patrícia Nascimento, diretora da Associação Baiana de Avicultura.

Os dados fazem parte da Pesquisa Trimestral da Pecuária divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (14/3). Na Bahia, os resultados seguiram uma tendência contrária à registrada no Brasil, onde o abate de frangos caiu 2,5%. A Bahia responde por 1,8% do abate nacional de aves.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8331 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários