Polícia Federal deflagra operação contra plano de morte de Lula e Alckmin

Operação Contragolpe, Polícia Federal, Plano de envenenar presidente Lula, Exército Brasileiro
Polícia Federal deflagra Operação Contragolpe contra militares e policial federal - Foto: Reprodução/Polícia Federal.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação, batizada de Contragolpe, que desarticulou uma organização criminosa acusada de planejar um golpe de Estado após as eleições de 2022. Um grupo de militares e um policial federal, tinha como objetivo impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de atacar o Poder Judiciário. De acordo com o g1, os militares presos, conhecidos como “kids pretos”, pertencem às Forças Especiais do Exército e pretendiam matar o presidente, o vice-presidente e um ministro do STF.

Plano de ataque: “Punhal Verde e Amarelo”

Conforme a PF, os envolvidos elaboraram um plano detalhado chamado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria executado em 15 de dezembro de 2022. O esquema incluía:

  • Assassinato de Lula e Alckmin: O grupo planejava executar os dois políticos eleitos antes da posse.
  • Prisão e execução de Alexandre de Moraes: O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) estava sendo monitorado continuamente pelos integrantes da organização. Moraes, citado como alvo direto caso houvesse a consumação do golpe.

Prisões e alvos da operação

Até as 6h50 desta terça-feira, as prisões foram realizadas com autorização de Alexandre de Moraes, que também é relator de ações ligadas aos ataques antidemocráticos no STF. Segundo o g1, foram presos:

  • Mario Fernandes (general de brigada na reserva): ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência em 2022 e ex-assessor do deputado Eduardo Pazuello.
  • Helio Ferreira Lima (tenente-coronel).
  • Rodrigo Bezerra Azevedo (major).
  • Rafael Martins de Oliveira (major).
  • Wladimir Matos Soares (policial federal).
KIDs Pretos, Operação Contragolpe, Polícia Federal
Kids pretos presos em Operação da Polícia Federal hoje: Rafael Martins de Oliveira, Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Mario Fernandes — Foto: Arquivo pessoal e Eduardo Menezes/SG/PR via g1

Além das prisões, o capitão Lucas Guerellus foi alvo de mandados de busca e apreensão.

Os fatos investigados nesta fase da investigação configuram, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado e organização criminosa, disse a PF.

Nota do Exército

Em nota, o Exército Brasileiro, segundo o g1, confirmou que os mandados foram cumpridos nas cidades de Goiânia e Rio de Janeiro e afirmou estar colaborando com as investigações, além de prestar assistência aos familiares dos envolvidos. A Polícia Federal batizou a operação de hoje de Contragolpe.

Leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 8395 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários