Piauí: Fiscais resgatam 21 trabalhadores em situação análoga à de escravo em pedreira

entre os trabalhadores havia um adolescente de 17 anos

Reprodução
Portal do Cerrado | Com informações do MTb
     Formosa do Rio Preto | Bahia

Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no Piauí (SRTb-PI) resgataram 21 trabalhadores, entre eles um jovem de 17 anos, em condições análogas às de escravidão em uma pedreira na localidade Rudiador, em Nossa Senhora de Nazaré (distante 115 Km de Teresina).

De acordo com a auditora-fiscal Flávia Lorena Lopes, os trabalhadores foram encontrados em situação de trabalho degradante, sem segurança, cumprindo jornada de trabalho excessiva sem descanso, além serem acomodados em alojamento precário.

“Os trabalhadores estavam desamparados e sem as condições mínimas de dignidade que um ser humano pode ter. Eles não recebiam equipamento de proteção individual, estavam alojados em barracas de lona, que foram por confeccionadas por eles próprios, não dispunham de instalações sanitárias, sendo obrigados a fazerem suas necessidades fisiológicas em locais inapropriados” disse.

 

 

Flávia Lorena disse ainda que a alimentação era precária. Para cozinhar, eles improvisavam um fogareiro e faziam as refeições debaixo de árvores. A jornada de trabalho, segundo ela, era excessiva: os funcionários trabalhavam de domingo a domingo.

Todos os trabalhadores resgatados foram deslocados para suas cidades de origem, Curralinhos (a 85 Km de Teresina) e Barras (a 128 Km de Teresina). A ação ocorreu no começo da semana e teve a participação do Ministério Público do Trabalho. Nos próximos dias, os auditores-fiscais vão continuar a acompanhar os trabalhadores para garantir que eles recebam seus direitos trabalhistas.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8425 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários