Plataforma da Aiba monitora incêndios florestais no Oeste da Bahia

Reprodução

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) lançou uma plataforma para monitorar focos de calor em tempo real, com o objetivo de combater incêndios florestais na região Oeste da Bahia. A ferramenta utiliza dados do BD Queimadas do INPE, permitindo rápida detecção e resposta às queimadas. A plataforma é acessível pelo site, que oferece informações a cada 30 minutos, ajudando na preservação ambiental e segurança das comunidades.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O presidente da instituição, Odacil Ranzi, destacou também a promoção de um curso para capacitar produtores no combate aos incêndios.

“O curso se torna importante para fortalecer as ações de sustentabilidade e agronegócio na região. Ao capacitar os produtores com estratégias preventivas e de coordenação, a associação não só melhora o gerenciamento de riscos, mas também promove a segurança durante as operações, minimizando a chance de acidentes. Desta maneira, estamos tentando enfrentar e combater as queimadas com a ajuda de todos os produtores rurais da nossa região.”

Além disso, o projeto utilizou o ArcGIS, uma plataforma de visualização geoespacial que integra dados meteorológicos e de focos de calor em tempo real, oferecendo uma gestão eficiente dos recursos naturais.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8331 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários