Polícia do Rio identifica suspeitos de furtar medalha de matemático

Cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemáticos 2018 (ICM) e entrega da Medalha Fields, a mais importante premiação da matemática mundial, conhecida como “Nobel da Matemática” e entregue aos destaques da área com menos de 40 anos. No Riocentro, zona oeste da cidade.

A Polícia Civil identificou dois suspeitos de furtarem a medalha Fields, recebida pelo matemático iraniano Caucher Birkar, em cerimônia nesta quarta-feira (1º) no Rio de Janeiro.
A honraria internacional, considerada um Prêmio Nobel da Matemática, foi entregue durante abertura do Congresso Internacional de Matemática, no Riocentro, a quatro cientistas que se destacaram neste ramo de conhecimento nos últimos quatro anos. As informações são da Agência Brasil.
A medalha, guardada na pasta do iraniano, teria sido furtada depois que a pasta ter sido deixada sozinha em cima de uma mesa. Ao perceber o sumiço da pasta, o iraniano chamou os seguranças, que encontraram posteriormente a pasta em outro lugar, sem a medalha.

Medalha vale quase 16 mil

A medalha Fields é toda feita de ouro, de 14 quilates, e vale cerca de R$ 16 mil. Foi a primeira vez que o Brasil sediou a cerimônia de entrega da honraria.
A Delegacia de Atendimento ao Turista e a Delegacia do Recreio, bairro onde fica o Riocentro, divulgaram as imagens dos dois suspeitos e estão fazendo diligências para localizá-los.
Além de Birkar, foram premiados ontem o indiano Akshay Venkatesh, o italiano Alessio Figalli e o alemão Peter Scholze.

Folhapress | São Paulo

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários