Policlínicas ultrapassam marca de 100 mil atendimentos em seis meses

As Policlínicas Regionais de Saúde localizadas em Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié e Guanambi já ofertaram mais de 100 mil atendimentos

As Policlínicas Regionais de Saúde localizadas em Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié e Guanambi já ofertaram mais de 100 mil atendimentos, entre consultas com especialistas, exames diagnósticos e de imagem, além de pequenos procedimentos, desde que foram instaladas, há seis meses. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas ressalta que a quinta unidade foi inaugurada, recentemente, em Feira de Santana e outras três unidades serão inauguradas ainda este mês.

A população tem disponível exames como endoscopia digestiva, ecocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética, entre outros a que tinha acesso limitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços nas policlínicas, explica o secretário, são padronizados e a quantidade ofertada varia de acordo com o perfil da população assistida. “Com esse modelo, conseguimos ofertar serviços que não existiam no interior do Estado e evitar que as pessoas precisem se deslocar longas distâncias ou aguardar muito tempo para atendimento,” afirma.

As Policlínicas Regionais funcionam em um modelo de Consórcio, por meio do qual municípios de uma mesma região se unem para dividir os custos da assistência à Saúde e recebem o apoio do Governo do Estado, que constrói e equipa a unidade de atendimento, com um investimento de R$ 24 milhões cada unidade e arca com 40% dos custos mensais de funcionamento.

O secretário de Saúde afirma, ainda que, até o final de 2018, 18 policlínicas estarão em funcionamento ou em fase final de construção, em todo o Estado. “Além da construção das policlínicas, estamos realizando reformas de hospitais e reordenamento de serviços no interior baiano, com o objetivo de regionalizar cada vez mais a saúde, ou seja, levar estrutura de atendimento para o interior, evitando o deslocamento para os grandes centros”, pontua o gestor.

About Darlan Alves Lustosa 8327 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários