Portal Transparência Bahia está entre os líderes do país em ranking da USP

O portal Transparência Bahia, do governo do estado, está entre os líderes do Ranking da Transparência 2021/2022, levantamento nacional que acaba de ser divulgado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O estudo analisou 54 portais de todo o país. Com um índice de 90,91% de atendimento dos 39 quesitos avaliados, o Transparência Bahia ficou em terceiro lugar se consideradas todas as esferas de governo, atrás apenas dos portais do governo do Paraná, que obteve 94,39%, e da prefeitura de Fortaleza, que alcançou 91,44%.

Se considerados apenas os estados, o portal baiano ficou em segundo lugar. O portal de transparência do governo federal ficou em 12º lugar no cômputo geral, com 85,29%, e o da Prefeitura de Salvador, em 53º, com 58,56%. O levantamento conduzido entre julho de 2021 e julho de 2022 pelo Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público (Netacip) da FDUSP, disponível na página da instituição (https://bit.ly/3HBu55p), buscou identificar se há disponibilização, nas páginas avaliadas, de gastos com saúde, educação, segurança pública e previdência, e aferir ainda se os portais são acessíveis e se há divulgação do balanço e do orçamento dos últimos anos. 

Com uma média de 170 mil acessos mensais, o Transparência Bahia (www.transparencia.ba.gov.br) é gerenciado pela Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA). Entre os destaques positivos do portal do Governo da Bahia, o estudo da USP apontou o layout que facilita o acesso e a compreensão das informações. “Como maior ponto positivo, podemos citar o layout do site com a utilização de recursos visuais, tais como ícones, gráficos e tabelas, que facilitam o acesso e o entendimento das informações”, diz o secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório. 

A apresentação das informações, ainda de acordo com o relatório, permite ‘a fácil visualização das categorias’. O fato das informações estarem organizadas em categorias bem delimitadas facilita a visualização, ainda de acordo com o levantamento. O relatório também destacou positivamente a ‘consolidação geral de dados do ano vigente, disposta de forma visual e em posição destacada’, os ‘ícones de ajuda e glossário que assistem na busca’ e a ‘ferramenta de busca útil e com filtros para facilitar a pesquisa’. 

Útil e acessível 

O titular da Sefaz-BA, Manoel Vitório, ressalta a relevância da boa avaliação do Transparência Bahia no estudo da FDUSP. “Este resultado demonstra o acerto das medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado para tornar o portal cada vez mais útil e acessível à população”, afirma.

Para o auditor geral do Estado, Luís Augusto Rocha, “o desenvolvimento do portal focou em disponibilizar ao cidadão uma ferramenta ágil, que permite consultas flexíveis e com uma linguagem acessível”.

Como navegar 

O Transparência Bahia está dividido em 15 módulos para que o usuário tenha maior facilidade na hora de consultar os dados desejados: Pagamentos, Licitações e Contratos, Convênios e Parcerias, Receitas, Despesas, Controle Social, Diárias, Obras, Municípios, Previdência e Planserv, Dados Socioeconômicos, Prestação de Contas/LRF, Dívida Ativa, Incentivos Fiscais e Portal Dados Abertos. 

O usuário pode ainda, por meio da ferramenta de busca, pesquisar diretamente a informação desejada. No menu principal, a opção ‘Mapa do Site’ dispõe todas as seções do site em uma única página. Também no menu principal, ao clicar em ‘Portal’/Manual de Navegação’, é possível encontrar, de forma detalhada, cada uma das opções disponíveis no Transparência Bahia.

Sobre Redação 6431 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários