Povoado Mumbuca, Jalapão, realiza festa da colheita do capim-dourado

Capim dourado é um patrimônio do Jalapão — Foto: Naturatins/Divulgação

Cerca de 300 pessoas devem participar nesse fim de semana da tradicional festa da colheita do capim-dourado, no povoado Mumbuca, na Região do Jalapão, em Tocantins. As hastes da planta são utilizadas para a confecção de artesanatos, como bolsas, bijuterias e objetos de decoração. Essa técnica é uma herança dos indígenas do povo Xerente, habitantes da região.

A programação inclui atividades esportivas, religiosas, culturais e claro, a venda de produtos feitos de capim-dourado.

Para garantir que a espécie continue embelezando os campos do Jalapão e ajudando na economia local, uma Portaria foi criada pelo Instituto Natureza do Tocantins em 2005 determinando que a colheita seja feita somente após o dia 20 de setembro, para garantir a maturação da semente.

É importante lembrar que o distanciamento social e o uso de máscara no evento são obrigatórios. Detalhes do evento no site: to.gov.br/adetuc.

Sobre Mumbuca que fica em Mateiros, você encontra mais informações aqui

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários