Pretensos candidatos à eleição de 2020 tem até o próximo sábado (4) para requerer a alteração em seu domicílio eleitoral. Devido a crise instalada pela pandemia do novo coronavírus, o requerimento deverá ser enviado para um e-mail junto ao Tribunal Regional Eleitoral-TRE.
Segundo o TRE, até o dia 1º, 125 pedidos de transferência haviam sido analisados pelo órgão. Do total 59 foram encaminhados para as zonas eleitorais e 66 estão aguardando diligência por apresentar alguma inconsistência na documentação enviada.
Na prática, funciona assim: o eleitor preenche o Requerimento de Alistamento Eleitoral-RAE disponível do site do TRE, providencia a documentação pessoal, lembrando que a carteira de trabalho não é mais aceita por conta da medida provisória 905/2019, comprovante de endereço que pode ser em nome do eleitor, do respectivo cônjuge/companheiro(a) ou de parente até 2º grau.
Após reunir a documentação exigida e preencher o RAE, o eleitor deve encaminhar o pedido para o seguinte endereço eletrônico: [email protected]. Se toda a documentação estiver dentro dos parâmetros, o pedido segue para os cartórios. Em caso de pendências com a documentação, a Secretaria entrará com o eleitor para que o problema seja resolvido.
Se toda a documentação enviada estiver correta, os cartórios eleitorais entrarão em contato com os eleitores (por e-mail ou por telefone) para agendar uma data em que os requerentes assinem o RAE.