Prefeito de Florianópolis e delegado da PF são presos

com informações do Congresso em Foco

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro ex-MDB, atualmente sem partido, o delegado da PF Fernando Caieron e o ex-secretário da Casa Civil da prefeitura Luciano Veloso Lima foram presos pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (18) na capital catarinense.

A operação da Polícia Federal batizada de Chabu cumpre 30 mandados expedidos pelo TRF 4 em Porto Alegre, dos quais, 23 são de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Federal, o objetivo da operação é desmantelar uma organização criminosa que violava o sigilo de operações policiais em Santa Catarina. Depois de analisar provas apreendidas na Operação Eclipse, em agosto de 2018, a PF constatou a existência de uma rede composta por um núcleo político, empresários, e servidores da própria instituição e da Polícia Rodoviária Federal lotados em órgão de inteligência e investigação.

Segundo as investigações, o grupo tentava embaraçar investigações policiais e protegendo o núcleo político em troca de vantagens. Entre as ações são apontadas desde o vazamento de informações a respeito de operações policiais a serem deflagradas ao contrabando de equipamentos de contra inteligência para blindar salas de órgãos públicos de eventual monitoramento policial.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, os presos devem responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa.

O nome da operação, Chabu, que significa dar errado ou problema, era o termo usado por alguns dos investigados para avisar aos outros sobre a existência de operações que poderiam acontecer.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8379 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários