Prefeitura de São Desidério alerta sobre os perigos das queimadas e incêndios florestais

Divulgação: Prefeitura de São Desidério

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) em parceria com a Brigada Municipal realiza ações de conscientização e combate a queimadas e incêndios florestais no município. O trabalho busca junto a população, sensibilizar a prevenção do combate ao fogo seja em vegetação, lixo, terrenos baldios e áreas florestais na sede ou na zona rural. Recentemente foram realizadas ações de combate ao fogo em fazendas e comunidades rurais com técnicos da SEMATUR, PrevFogo/IBAMA, seguindo as orientações das boas práticas da educação ambiental. Em caso de dúvidas sobre como fazer aceiros, por exemplo, a SEMATUR deve ser procurada.

Segundo a Lei 9605 para crimes ambientais, a prática de atear fogo é considerada crime, baseada no impacto e atividades lesivas ao meio ambiente. Em caso de denúncias, os órgãos mais indicados são o Inema e o Ibama pelos números: 0800 61 8080 (Ibama) e 0800 71 1400 (Inema). As denúncias podem também ser formalizadas na SEMATUR por meio do contato (77) 3623-2801.

“A importância de se combater as queimadas e incêndios em geral, perpassa desde as questões da ética em relação a natureza e a vida, pois o incêndio quando criminoso, causa fortes impactos negativos nas comunidades, seja para saúde das pessoas, na vida animal e vegetal das reservas legais, nos empreendimentos e na nossa riqueza mais importante, o Cerrado”, destacou o secretário da SEMATUR, Joabe Pereira.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8428 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários