Procedimento de escarfagem torna-se grande aliado das siderúrgicas

A produção de peças de aço pode ser afetada por defeitos superficiais que surgem durante a fabricação. Esses problemas podem ter impacto direto na inspeção e produção de outras empresas que utilizam essas peças, o que exige tratamento adequado para removê-los.

Uma técnica chamada escarfagem, realizada nas siderúrgicas, é utilizada para reduzir a quantidade de produtos que precisam ser rejeitados na inspeção devido a danos superficiais. Isso garante a qualidade dos produtos e reduz o impacto no material, em comparação com outras técnicas, como oxicorte.

Utilização no mercado brasileiro

Empresas em todo o país utilizam metais variados para produzir peças que são fundamentais na montagem de produtos como eletrodomésticos e carros. Para garantir que estas peças estejam prontas para uso, é importante que estejam livres de imperfeições superficiais, o que pode levar à rejeição de materiais que não atendem aos padrões de qualidade.

A escarfagem é uma etapa necessária para remover defeitos e garantir que o aço seja manejado adequadamente para se ajustar e funcionar no equipamento final.

Antes de ser enviado para a usinagem nas empresas, o aço precisa estar em perfeitas condições e deve passar pelo processo de escarfagem. A técnica é realizada em diferentes tipos de metais para remover riscos, trincas, dobras e inclusões de escória que podem aparecer na moldagem do material. Com a superfície escarfada, o material terá resultados melhores em processos posteriores.

Como a escarfagem é realizada

O processo de escarfagem é feito com lavagem em uma alternativa ao oxicorte, em que os ajustes são realizados com cortes, resultando em impacto menor no produto. O procedimento ocorre por meio de calor e um jato de oxigênio de baixa velocidade e grande vazão.

Este jato atinge a superfície de maneira tangencial, removendo defeitos superficiais com profundidade normalmente entre 1 e 2 mm. A fabricante de mangueiras e mangotes de borracha, Maxxflex, destaca a importância de ferramentas adequadas, como uma mangueira de qualidade, para garantir a precisão do processo.

Comumente realizado com máquinas, o processo pode escarfar superfícies de 20 m² em minutos. As máquinas trabalham com unidades posicionadas lado a lado com ângulos calibrados, enquanto a mangueira ajuda a manter o fluxo de oxigênio uniforme e contínuo, assegurando que o material esteja livre de imperfeições.

A escarfagem é uma técnica funcional para eliminar defeitos superficiais, mas é importante destacar que, caso haja necessidade de resolver problemas internos ou que envolvam a alteração da estrutura, é preciso recorrer a outro método.