Programa de Investimentos em Florestas atenderá 4 mil propriedades do Cerrado

Produtores rurais de oito estados e do Distrito Federal participarão de ações voltadas ao aumento de produtividade e renda

Foto: Pixabay
por Estadão Conteúdo

 

O Programa de Investimentos em Florestas (FIP) do Cerrado levará assistência técnica e gerencial a 4.000 propriedades rurais do Cerrado a partir de 2019. A iniciativa, que pretende fomentar a gestão integrada da agricultura e pecuária com a paisagem do bioma, atenderá produtores de oito estados — Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins —, e do Distrito Federal.

O projeto será lançado durante a 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), em dezembro, na Polônia, e será comandada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema Florestal Brasileiro, Ministério da Agricultura, Banco Mundial e Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

A chamada gestão da paisagem será feita a partir do monitoramento de imagens por satélite, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Vamos estimular a adoção de tecnologias sustentáveis de baixa emissão de carbono, associadas às orientações técnicas para a conservação e recuperação de áreas degradadas”, relatou o diretor de assistência técnica e gerencial do Senar, Matheus Ferreira.

Cada propriedade receberá atendimento por 24 meses, com ações voltadas para o aumento da produtividade e da renda nas cadeias produtivas assistidas. Ao todo, o projeto terá duração de seis anos.

About Darlan Alves Lustosa 8326 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários