Quatro estudantes de medicina em Barreiras são investigados por uso de documento falso para entrar em universidade

Os quatro foram conduzidos a delegacia e uma ficou presa por força de Mandado de Prisão pela Comarca de Rio Verde em Goiás.

Cidade de Barreiras fica no oeste da Bahia e tem mais de 155 mil habitantes — Foto: Foto: Divulgação - Prefeitura de Barreiras

Quatro estudantes de medicina do Centro Universitário São Francisco de Barreiras – Unifasb, localizado na cidade de Barreiras na região Oeste do Bahia, são investigados por uso de documentação falsa para entrar na universidade. Em nota, a Unifasb informou que todos os documentos solicitados pela Polícia Civil para investigação já foram entregues. Ainda de acordo com a nota, que uma auditoria interna das documentações está sendo feita com as instituições de origem e que, caso seja comprovada a fraude, os estudantes serão expulsos da instituição.

Ainda em nota, a universidade disse que segue rigorosamente todas as legislações, e que atua de acordo com as normas e determinações do Ministério da Educação.

Já a Polícia Civil da Bahia através da 11ª Coorpin, informou que tão logo o Núcleo de Inteligência tomou conhecimento da operação, passou a fazer buscas para localizar os alvos e a residência de cada um. A partir de então as equipes da Polícia Civil de Goiás e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação – Cati  passaram a monitorá-los quando foi deflagrada a operação na manhã de ontem, quarta-feira (27) em Barreiras na Bahia e em cidades goianas. (veja aqui)

Segundo a 11ª Coorpin, foram conduzidos para a delegacia L.M.R.N.S., M.R.S., R.R.S. e J.V.B.B.M.R., sendo que a primeira ficou presa sob força de Mandado de Prisão expedido pela Comarca de Rio Verde em Goiás. Durante a operação, foram realizadas abordagens cautelosas em via pública, onde os envolvidos foram conduzidos ao Complexo Policial de Barreiras/BA, onde foram interrogadas e colhidas os termos de declarações, face ao processo que apura fraudes no sistema de ingresso em Faculdades e Universidades em vários estados e também em Barreiras, através de documentos falsificados.

De acordo com a Polícia Civil, além de históricos escolares falsificados, outros documentos que permitiam às pessoas envolvidas tanto ingressarem nas faculdades de medicina quanto durante o curso, avançar períodos inteiros e, desta forma, diminuir o tempo que o curso de medicina exige.

Uma das pessoas envolvidas de inicias L.M.R.N.S. já se encontrava no 8º período de medicina e participando ativamente de atendimentos em escalas hospitalares.

Veja nota na Unifasb

NOTA OFICIAL  

O Centro Universitário Francisco de Barreiras (UNIFASB) informa que recebeu a notificação da Polícia Civil sobre a utilização de documentação falsa por quatro estudantes para ingresso no curso de Medicina por meio de transferência de instituições e que já fez a entrega de todos os documentos solicitados pelas autoridades para averiguação.  

Esclarecemos, também, que será realizada uma auditoria interna nestas documentações junto às instituições de origem e, caso seja comprovada a fraude, os estudantes envolvidos serão expulsos da Instituição. 

A UNIFASB ressalta que segue, rigorosamente, todas as legislações vigentes e atua em conformidade com as normas e determinações do Ministério da Educação.” 

Sobre Redação 6416 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários