Quem é Jerônimo Rodrigues, eleito governador da Bahia

Jerônimo tem 53 anos e é o primeiro governador a se declarar indígena.

Foto: Divulgação

O ex-secretário de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), de 53 anos, foi eleito neste domingo (30) o novo governador da Bahia, consolidando a hegemonia do PT no estado.

Jerônimo venceu o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), herdeiro de uma das famílias políticas mais tradicionais do Brasil: seu avô Antônio Carlos Magalhães foi três vezes governador da Bahia, além de ter sido eleito duas vezes senador pelo mesmo estado, e chefiou a Bahia antes de o PT.

Quem é Jerônimo?

Jerônimo Rodrigues é um estreante na política e nunca tinha disputado cargos eletivos. Ele vai assumir a cadeira no dia 1º de janeiro de 2023, passada pelo aliado Rui Costa. Nascido em Aiquara, a 400 km de Salvador, é agrônomo e foi professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Começou a atuar no governo do estado em 2007, na gestão Jaques Wagner, quando foi convidado para ser assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, integrou a equipe da Secretaria de Planejamento.

Entre 2011 e 2014, atuou em Brasília no governo Dilma Rousseff (PT) como secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial, secretário-executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero-Americana e assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.

Em 2018, coordenou a campanha de Rui Costa, quando este foi reeleito com 75,5% dos votos. Foi então seu secretário da Educação, cargo que ocupou até sair para concorrer como governado.

com informações do UOL.

Sobre Redação 5858 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários