A rebelião de detentos no Complexo Penitenciário da Mata Escura em Salvador, deixou um saldo de cinco mortos. De início havia a informação de quatro. (leia aqui) No entanto, um detento foi levado em estado grave para uma unidade de saúde, onde faleceu. Ao menos 17 ficaram feridos.
E rebelião teve início por volta das 15h de domingo (20) e foi controlada pela Polícia Militar antes das 20h. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia informou ainda que, durante a rebelião, houve uma tentativa de fuga. Os detentos atacaram policiais penais, usando facas e facões. Alguns dos presos também tinham armas de fogo, mas os detalhes sobre elas não foram divulgados.
Quatro internos morreram ainda no local e o quinto morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), para onde foi socorrido em estado grave. Os 17 detentos feridos também foram socorridos para unidades médicas que não foram divulgadas. Os nomes deles não foram divulgados.
A Penitenciária Lemos Brito abriga apenas presos homens, já condenados em regime fechado. Com base em dados divulgados pela Seap, contabilizados até o dia 17 de fevereiro, a unidade tem 1.116 internos – um número que excede a capacidade de 771 vagas.