Rui Costa dá início a viagem de 4 dias e 3 mil quilômetros pelo oeste da Bahia

Da Secom/Bahia

Uma das regiões de maior potencial econômico da Bahia, devido, principalmente, à agroindústria, o oeste do estado vai ter novidades em entregas e investimentos do Governo do Estado. A partir desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa emenda quatro dias de viagem por mais de 2,8 mil quilômetros, passando por Barreiras, Cotegipe, Wanderley, Santa Rita, Luis Eduardo Magalhães e Cocos. Na primeira cidade, entre outros atos, Rui anuncia a requalificação do Anel da Soja, com extensão de mais de 337 km.

“Garantimos o maior investimento da história do oeste da Bahia nos últimos anos, com destaque para o abastecimento de água e a infraestrutura. A requalificação de rodovias e a construção de pontes têm garantido melhores condições para produção e logística do agronegócio, a atividade mais importante para geração de emprego e renda no oeste”, afirma o governador, que vai pernoitar na região entre segunda e quinta-feira.

Dentre os investimentos feitos durante a gestão de Rui Costa, estão a construção da Ponte Barra-Xique-Xique, com mais de mil quilômetros de extensão, aporte total de R$ 133 milhões e previsão de entrega ainda neste ano; incrementos na infraestrutura rodoviária; um novo hospital regional e a policlínica em Santa Maria da Vitória; ampliação dos hospitais de Bom Jesus da Lapa e de Ibotirama; no setor educacional, ampliação, requalificação e construção de escolas, entre outras iniciativas, além das ações em saneamento básico e agroindústria.

Principal fronteira agrícola da Bahia para importação e exportação, o oeste tem a soja como carro-chefe da produção, ocupando 65% de toda a área cultivada. Com a intensificação da agricultura moderna de grande área e uso de tecnologias, outras culturas têm se destacado no volume e na qualidade das safras, a exemplo do algodão, café, milho, feijão, arroz e fruticultura, gerando grande impacto positivo na economia baiana. De acordo com o último levantamento da Associação dos Produtores Irrigantes do Oeste da Bahia (Aiba), a safra 2020/2021 rendeu uma produção de mais de 10 milhões de toneladas, utilizando uma área plantada de 2,5 milhões de hectares.

Seis municípios em quatro dias

Território grande em extensão e negócios, o governador pretende, nesta viagem ao oeste, levar mais oportunidades e qualidade de vida para a população, a começar por Barreiras, a primeira das seis cidades a ser visitada, nesta segunda-feira, a partir de 9h. Nesta cidade, Rui Costa vai entregar à população, entre outros equipamentos, a ampliação feita no Hospital do Oeste, que permitiu a implantação da Hemodinâmica para procedimentos cardiológicos e a construção de um novo necrotério, com investimento de mais de R$ 5.5 milhões. Neste dia, reuniões com os prefeitos do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Oeste da Bahia e com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) também estão previstas, além do anúncio da requalificação de 337.93km do Anel da Soja.

Na terça-feira (17), Rui passa por dois municípios, a começar por Wanderley, onde entrega o novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) em benefício das comunidades de Olhos D’Água e Poço Preto, e a nova praça do povoado de Goiabeira, que ainda teve o entorno todo pavimentado, e a quadra poliesportiva. Sistemas de abastecimento de água e ruas pavimentadas também vão ser entregues em Cotegipe, à tarde, além do Mercado Municipal reformado, 50 barracas de feira e duas novas pontes, uma construída em São José e outra na comunidade de Beijamão.

No terceiro dia seguido da viagem pelo oeste da Bahia, o governador desembarca em Santa Rita de Cássia, onde autoriza processos licitatórios para a construção de um sistema de abastecimento de água, que atenderá sete localidades do entorno, e ainda uma nova unidade escolar que será unificada com outros dois colégios estaduais já existentes, somando mais 24 salas de aulas, laboratórios, biblioteca, quadra coberta, campo society, refeitório e auditório. À tarde, a partir das 14h, em Luís Eduardo Magalhães, Rui leva boas notícias à comunidade, afinal, esta já pode contar com a implantação da rede coletora de esgoto, a ampliação do abastecimento de água e ainda vai ter autorizado o edital licitatório para mais uma ampliação, o que vai aprimorar as condições sanitárias da comunidade.

Já na quinta-feira (19), Rui fecha a viagem pelo oeste baiano em Cocos, a 280 quilômetros de Barreiras, onde passa as noites. No município, às 9h, estão previstos mais de dez atos, dentre eles, as seguintes entregas: quadra poliesportiva e duas praças completamente novos; reparos no Hospital Municipal São Sebastião; novos ônibus escolares e caminhão pipa; pavimentação de diversas ruas na sede e zona rural; e o estádio municipal reformado. Para fechar a agenda desses quatro dias com chave de ouro, o governador autoriza convênio entre o Estado e a Prefeitura de Cocos para construir uma nova escola municipal com seis salas de aula e quadra poliesportiva coberta.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8426 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários