Saiba como ver o eclipse total do Sol acontece nesta segunda

Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do fenômeno astronômico

Eclipse total do Sol pode ser observado pela internet no site do observatório nacional
Eclipse total do Sol pode ser observado em países da América do Norte, Central e partes da Europa - Imagem: Nasa

Moradores do Canadá, México e Estados Unidos, poderão observar um eclipse total que acontece nesta segunda-feira (8). No Brasil, porém, o fenômeno astronômico não poderá ser visto nem parcialmente, porque a América do Sul não está na trajetória do eclipse. Mas brasileiros podem acompanhar na página do Observatório Nacional. Moradores da América Central e uma faixa da Europa Ocidental também poderão observar o fenômeno.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. De acordo com o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52, no horário do Brasil. os melhores lugares do mundo para vê-lo serão no norte do México; no Texas, no sul dos EUA; e o leste do Canadá.

Transmissão ao vivo

A próxima vez que o Brasil perceberá o dia virar noite completa será somente em 12 de agosto de 2045. Para que os brasileiros possam acompanhar as fases do fenômeno desta segunda-feira, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube.  

A previsão é que a transmissão em tempo real mostre todas as fases parciais do espetáculo da natureza até o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol. Contudo, dependerá das condições climáticas, em cada localidade.

Além de exibir o fenômeno, os astrônomos amadores e profissionais conversarão com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e captura de imagens astronômicas.

Próximos eventos

Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em fevereiro de 2027, janeiro de 2028 e de março de 2034. Porém, o eclipse solar total será visto pelos brasileiros agosto de 2045. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125.

Em abril deste ano, o planeta ainda testemunhará a Super Lua Nova e uma chuva de meteoros.

Sobre Redação 5992 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários