Saiba quais foram os maiores terremotos da última década

Em dez anos, tremores de terra deixaram milhares de mortos e um rastro de destruição em vários países.

Saiba quais foram os maiores terremotos da última década - Foto: Reprodução

Após um terremoto de 7,5 na escala Richter sacudir a Turquia e a Síria, deixando centenas de pessoas mortas e milhares de outras feridas, outros abalos foram registrados na última década. No pior deles, 9 mil pessoas morreram no Nepal.

Nesta segunda-feira (6), as autoridades acreditam que mais de 2.300 pessoas já morreram nos dois países e outras 10 mil estão feridas, além de milhares de desaparecidos.

Veja quais foram os maiores tremores de terra da última década. Os maiores abalos foram sentidos no Haiti, Indonésia, México, Itália, Equador, Afeganistão, Nepal, China, Paquistão e Irã.

LEIA TAMBÉM:

Em agosto do ano passado, um terremoto de magnitude 7.2 atingiu o Sul do Haiti, deixando mais de 2,2 mil pessoas mortas e danificando cerca de 13 mil casas. Em setembro de 2018, a ilha Sulawesi, no Sul da Indonésia, foi sacudida por um terremoto de 7,5 de magnitude, causando um tsunami com ondas com mais 1,5 metros, e matando mais de 4,3 mil pessoas.

No ano de 2017, um terremoto de 7,3 matou mais de 400 pessoas na região de Kermanshah no Irã. No vizinho Iraque, pelo menos 6 pessoas morreram. Também em setembro de 2017 no México, 369 pessoas morreram depois que um tremor de terra de 7,1 na escala Richter, causando mais devastação da capital, do que o terremoto registrado em 1985, quando milhares de mexicanos morreram.

Já em 24 de agosto de 2016, a Itália registrou um tremor de terra de 6,2 em comunidades montanhosas ao leste de Roma, matando cerca de 300 pessoas. Em abril do mesmo ano, no Equador, mais de 650 pessoas morreram na Costa do Pacífico, durante um terremoto de 7,8.

No Afeganistão, mais de 400 pessoas morreram no norte do país em outubro de 2015, após ser atingido por terremoto de 7,8. Em abril, no Nepal, mais de 9 mil pessoas morreram, com um terremoto de 7,8 de magnitude.

Em um dos países mais populosos do mundo, cerca de 600 pessoas morreram em uma área remota da China, na província de Yunnan, em agosto de 2014. No mês de setembro de 2013, terremotos gêmeos de 7,7 e 6,8, sacudiram a província do Baluchistão, matando pelo menos 825 pessoas.

Um ano antes, em agosto de 2012, também dois fortes terremotos de magnitudes 6,4 e 6,3 deixaram 300 mortos, próximo a Tabriz, no noroeste do Irã.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8329 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários