Santa Rita de Cássia
Foto divulgação Prefeitura Municipal de Santa Rita de Cássia
A menor temperatura do ano na Bahia foi registrada nesta quinta-feira (21), no município de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia. O dado coincide com o começo do inverno, estação mais fria do ano que teve largada oficial às 7h07 (horário de Brasília), e que irá se estender até o dia 22 de setembro, às 22h53, quando tem início a primavera.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município atingiu nas primeiras horas do dia uma temperatura de 9,8º C. Trata-se da menor temperatura registrada no estado, desde o começo do ano, dentre os 40 pontos de monitoramento do órgão na Bahia.
Antes desse registro, a menor temperatura no estado no ano também tinha sido em Santa Rita de Cássia, em 1º de junho deste ano, quando os moradores enfrentaram um frio de 10,3º C. A região oeste é também conhecida como umas das áreas mais quentes do estado.
Em entrevista ao G1, Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet, confirma que o começo do inverno no estado traz algumas pequenas variações nas temperaturas. Ela ressalta, entretanto, que a nova estação não deve impactar no regime de chuvas.
“Na verdade, o que chama a atenção nesse período são as temperaturas. A temperatura é o nosso principal parâmetro nessa estação. Com relação às chuvas, a gente não tem nenhuma chuva intensa, aquelas de maior volume, em nenhuma região da Bahia”, destaca a previsão.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
Após tentativa de reconhecer uma firma no Tabelionato de Notas de Santa Rita de Cássia, uma mulher identificada como Carmelita Augusta de Castro Abreu, de 61 anos foi presa, por volta do meio dia desta
Um homem de 41 anos morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo em Santa Rita de Cássia nesse sábado (11). Segundo testemunhas, ele estava em um bar quando um homem chegou em