Secretaria da Segurança Pública lança Operação Florestal Bahia 2023

E inaugura Base para abrigar especialistas em combate às chamas. Base funciona na sede do 17º BBM, em Barreiras, no Oeste do estado.

Base Florestal Oeste, Base Florestal, Corpo de Bombeiros da Bahia, Secretaria da Segurança, Pública, Bahia
Secretaria da Segurança Pública lança Operação Florestal Bahia 2023 E inaugura Base para abrigar especialistas em combate às chamas. Base funciona na sede do 17º BBM, em Barreiras, no Oeste do estado. - Foto: Ascom/Bahia

No dia do lançamento da Operação Florestal 2023, que dá início às ações especializadas de prevenção e combate às chamas em todo o estado, o Corpo de Bombeiros também inaugurou na manhã desta quarta-feira (23), a Base Florestal do Oeste. O espaço em Barreiras, na Bahia, abrigará profissionais enviados à região para o combate aos incêndios comuns nessa época do ano, devido ao período seco.

Corpo de Bombeiros da Bahia lança Operação Florestal Bahia 2023 – Foto: 17º BBM

Além do secretário Marcelo Werner, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini recepcionaram os especialistas enviados de várias unidades do estado para reforçar as ações na região.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Operação Florestal 2023, Bahia, Corpo de Bombeiros, incêndio florestal, combate a incêndio, Operação Florestal Bahia 2023, Barreiras
Base funciona na sede do 17º BBM, em Barreiras, no Oeste do estado. – Foto: 17º BBM

Segundo o 17º BBM durante toda operação são mobilizados em média de 150 bombeiros militares, além de brigadistas voluntários, uma frota com viaturas tipo caminhonete, com tração nas quatro rodas, e equipamentos como pás, foices, sopradores, enxadas e facões. Todo o Estado está coberto pelas ações a partir das quatro bases operacionais para que as respostas sejam mais rápidas.

“A Operação Florestal entrou para o calendário da Segurança Pública. O Oeste é uma das regiões mais castigadas com o período seco, aumentando a incidência de incêndios na vegetação, ameaçando o bioma local, além de gerar diversos outros riscos à população”,

explicou o secretário da SSP, Marcelo Werner.

Acrescentou também que outras três Bases funcionarão nas cidades de Lençóis, Juazeiro e Vitória da Conquista.

As medidas incluem monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, bem como a ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados. Cursos e eventos para sensibilização de comunidades em áreas vulneráveis à ocorrência de incêndios também foram adotados como estratégia. A prevenção é o principal trabalho, por isso, a população também segue constantemente sendo convidada a colaborar, comunicando os focos de incêndio assim que identificados.

“Nosso objetivo é estar preparado para qualquer incêndio florestal no estado da Bahia. Foram montadas quatro bases. Essas bases estão equipadas com viaturas e profissionais capacitados para enfrentar qualquer ocorrência”,

destacou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

Base Florestal

O local oferece estrutura completa aos bombeiros militares que vão fortalecer o combate aos incêndios que atingem o Oeste da Bahia.

A Base Florestal Oeste funciona no 17° BBM e conta com áreas convivência, alojamentos, lavanderia e roupário. Na unidade foram investidos R$ 284 mil, provenientes do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom).

A unidade garante mais qualidade e conforto para os servidores de diversas unidades do CBM empregadas na operação.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8434 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários