Semáforo de Formosa do Rio Preto está apagado há um ano

Mesmo com aditivo de contrato milionário, sistema semafórico segue inoperante na entrada da cidade; troca de secretário também marcou o impasse.

Semáforo de Formosa do Rio Preto
Semáforo em Formosa do Rio Preto está inoperante há mais de um ano - Foto: Portal do Cerrado

O semáforo de Formosa do Rio Preto, na entrada principal da cidade, segue há mais de um ano inoperante, desde o apagão ocorrido em 9 de julho de 2024. O equipamento ficou danificado após explosões na rede elétrica, conforme mostrou o Portal do Cerrado à época.

Apesar da urgência, o sistema semafórico permanece apagado, gerando riscos a motoristas e pedestres que circulam por uma das áreas mais movimentadas da cidade. Ou então, após o pagamento milionário, a prefeitura observou que o equipamento não se faz necessário. Neste caso, um gasto desnecessário do dinheiro público.

Contrato milionário aditivado até 2025, mas sem manutenção

Ainda assim, em março de 2024 a prefeitura celebrou novo aditivo de prazo, estendendo a vigência do contrato com a Contransin – Indústria e Comércio até 17 de março de 2025. A empresa foi contratada por meio do Pregão Presencial nº 04/2023, para fornecer e instalar um sistema semafórico inteligente, no valor de R$ 1.499.499,99.

Contrato aditivado após semáforo de Formosa do Rio Preto apresentar problemas, mas empresa não executou manutenção – Foto: Portal da Transparência

O projeto previa a implantação de três conjuntos: um na principal entrada da cidade e dois na Avenida Brasil, principal eixo urbano. Cada jogo de semáforo custaria em média R$ 500 mil. No entanto, até agora, nenhuma manutenção emergencial foi realizada, e não há sinal da instalação dos novos equipamentos.

Troca no comando da Infraestrutura agravou o impasse

A indefinição também coincide com uma mudança no comando da Secretaria de Infraestrutura. Em janeiro deste ano, o prefeito Neo Araújo substituiu o então titular da pasta, o engenheiro Tiago Xavier, e nomeou em seu lugar Ed Wilson, que é genro do gestor.

A troca não resultou em avanços na solução do problema, que completa mais de 370 dias sem qualquer intervenção visível.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9717 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Zapzap

Meu Deus será que vem mais coisas de ruim

Llp

Vem pior

Llp

Essa cidade tá uma decadência

IRONIA DEIXA QUIETO

Nossa.
Esse dinheiro era pra estar no bolso de Bira e turminha né?
Que peninha.
Tenta mais uma vez.
Aproveita e tenta outra vez para vereador, assim Bira não perde só na próxima.
Lembre-se, dessa vez ele terá esperança de por as mãos no dinheiro de Formosa junto com os cachorrinhos dele. Neo não vai poder candidatar novamente.

Zapzap

Olha o sumido como está ?

IRONIA DEIXA QUIETO

Correria irmão. Correria. E Formosa? Me disseram que tá frio esse ano. Kakakaka

Zapzap

Nem sé fala de neo né está com um dinheiro bom desse Semáforo kkkkkk

Zapzap

Um ano parado isso é uma vergonha