Suplente de vereador de Sebastião Barros é preso no DF

Homem foi condenado por estupro mas se candidatou em 2024 na cidade que fica no Sul do Piauí.

Suplente de vereador preso, Sebastião Barros, Partido dos Trabalhadores, PT, Prisão, Estupro de vulnerável
Preso em Brasília suplente de vereador de cidade do Piauí condenado por estupro de vulnerável - Foto: G1 Piauí

O suplente de vereador Gasparino Lustosa Azevedo foi preso na terça-feira (19), em Brasília (DF), após ser localizado pela Polícia Civil do Piauí. A prisão ocorreu com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal. De acordo com o G1, ele foi condenado por estupro de vulnerável, crime cometido contra uma adolescente na zona rural do Piauí. Mesmo sentenciado, ele se candidatou ao cargo de vereador nas eleições de 2024 na cidade de Sebastião Barros, ao sul do estado. As informações são do g1.

LEIA TAMBÉM:

A prisão de Gasparino ocorreu no contexto da Operação Lembrados, que tem como objetivo capturar foragidos da Justiça do Piauí. O delegado Yan Brainer, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do estado, informou Polícia Civil do Piauí o localizou na capital federal.

Certidão indevida permitiu candidatura

Apesar de condenado de forma definitiva, Gasparino conseguiu, em agosto de 2024, obter uma certidão de ficha limpa expedida indevidamente pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Com o documento, ele se candidatou ao cargo de vereador em Sebastião Barros, cidade com pouco mais de 3 mil habitantes no interior do estado. Ele obteve 135 votos, número insuficiente para êxito na sua eleição, mas se tornou o primeiro suplente do PT na Câmara. Ele poderia assumir o cargo, caso o titular eleito desistisse da vereança.

Procurado, o TJ-PI assumiu que “uma falha técnica no sistema” permitiu a emissão indevida da certidão negativa, contudo, houve a correção do problema.

Agora sob custódia, Gasparino deve cumprir integralmente a pena de 10 anos de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8388 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários