![neo_araújo Manoel Afonso de Araújo, Neo, Prefeito de Formosa do Rio Preto, Prefeitura de Formosa do Rio Preto, Prefeitura Municipal, Prefeito Municipal, denúncia, investigação, TCM Tribunal de Contas dos Municípios, TCM, Bahia](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2024/09/portaldocerrado-para-diminuir-impacto-negativo-de-investigacao-neo-determina-abertura-de-procedimento-administrativo-neo-araujo-678x381.jpg)
![](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2025/01/portaldocerrado-disk-gif-disk-gif.gif)
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aplicou uma multa ao prefeito de Formosa do Rio Preto, na Bahia, Manoel Afonso de Araújo, após a constatação de supostas irregularidades no processo da Tomada de Preços nº 004/2021. A licitação tinha como objetivo a contratação de serviços de engenharia para a requalificação e construção (sic) do parque de vaquejada e pavilhão de show no município.
A denúncia foi apresentada pela RMX Construções e Empreendimentos Ltda, através de seu representante legal, Jesé Regino de Oliveira Mendes. Segundo o denunciante, houve diversas falhas na elaboração e condução do certame, o que comprometeu a lisura do processo.
Curiosamente, o processo teve como relatora Aline Peixoto, esposa do Ministro da Casa Civil do governo Lula e ex-governador da Bahia, Rui Costa. O fato chama atenção porque o prefeito Neo, costumava enfatizar nas redes sociais sua proximidade com a cúpula governamental, destacando laços políticos estreitos.
Irregularidades na licitação
O TCM identificou falhas que comprometem a transparência e a competitividade da licitação. Entre os problemas apontados estão inconsistências nos critérios de habilitação e exigências que podem ter restringido a participação de outras empresas. Como resultado, o tribunal decidiu pela aplicação de multa ao gestor, ainda que irrisória no valor de R$ 2 mil, reforçando a necessidade de maior rigor na gestão e mudanças no setor de licitação.
O Portal do Cerrado apurou que na época, sete empresas foram inabilitadas durante o processo licitatório, declarando a única habilitada LPR Construções e Empreendimentos, com valor de R$ 3.267.493,50.
![tcm multa prefeito de Formosa do Rio Preto, Bahia, Manoel Afonso de Araújo](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2025/02/portaldocerrado-tcm-multa-prefeito-de-formosa-do-rio-preto-por-irregularidades-em-licitacao-adjudicacao-849x1200.jpeg)
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado