

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e foi fortemente sentido na Tailândia e na China. O tremor causou colapsos de edifícios, deixando ao menos três mortos e dezenas de desaparecidos.
O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, na região central de Mianmar. O tremor ocorreu à tarde no horário local (madrugada no horário de Brasília) e teve uma profundidade de apenas 10 km, o que aumentou sua intensidade.
Destruição e vítimas
De acordo com o g1, citando a Organização das Nações Unidas (ONU), os relatos indicam “danos significativos” na região central. O país, atualmente sob controle de uma junta militar, tem restrições severas de informação, o que dificulta a avaliação dos estragos. A companhia aérea estatal Myanmar National Airlines cancelou voos devido ao desastre.
Terremoto de magnitude 7,7 sacode Mianmar; há mortos e desaparecidos
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) March 28, 2025
Leia mais em https://t.co/HYhRz6afiq pic.twitter.com/yHv1bqsR4Q
Na Tailândia, um arranha-céu em construção colapsou na capital Bangkok, deixando 43 pessoas presas sob os escombros, segundo o ministro da Defesa Phumtham Wechayachai. Equipes de resgate seguem nos locais afetados, retirando feridos e corpos dos destroços.
Na China, tremores registrados em diversas regiões, causou pânico e evacuações emergenciais.
Impacto e consequências
De acordo com o g1, em Mianmar, a mídia estatal relatou o colapso de duas pontes e destruição em pelo menos cinco cidades. Imagens divulgadas mostram um mosteiro budista reduzido a escombros na capital Naypyitaw.
Na Tailândia, além do prédio que desabou, um outro edifício registrou uma cena impressionante: a água de uma piscina no terraço transbordou, criando uma cascata sobre a fachada do prédio.
Na Tailândia, água de uma piscina no terraço transbordou após terremoto em Mianmar.
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) March 28, 2025
Leia mais em https://t.co/HYhRz6afiq pic.twitter.com/JREYRl07sF
Segundo relatos de testemunhas ouvidas pela agência de notícias Associated Press, sirenes acionadas em toda a cidade, deixou moradores assustados e levou centenas para as ruas.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está em viagem ao Vietnã e a princípio, não há registros de danos ou impacto no país.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado