Terremoto de 7,3 atinge o Caribe e gera alerta de tsunami

Tremor no Mar do Caribe gera risco de tsunami em diversos países; autoridades emitem alertas e orientam evacuação.

Terremoto no Caribe, Risco de Tsunami
Violento terremoto no Caribe, gera risco de tsunami - Foto: Reprodução

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte de Honduras no Mar do Caribe neste sábado (8). O tremor gerou alertas de tsunami para Cuba, Honduras e Ilhas Cayman, segundo o Centro de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos. Ondas de até três metros são esperadas em partes do litoral cubano, enquanto Honduras e Ilhas Cayman porem registrar ondas de até um metro.

O abalo ocorreu no Mar do Caribe, a cerca de 200 km das Ilhas Cayman, com uma profundidade de 32 km. A profundidade relativamente rasa intensifica o impacto do tremor, aumentando os riscos de formação de ondas de tsunami nas regiões costeiras próximas.

Alerta de tsunami para vários países do Caribe

Além de Cuba, Honduras e Ilhas Cayman, Bahamas, Ilhas Virgens, Porto Rico e República Dominicana estão sob alertas de tsunami. No entanto, o sistema de monitoramento dos EUA cancelou a maioria dos alertas, mantendo apenas para três regiões. Mesmo assim, pequenas alterações no nível do mar estão previstas em outras áreas.

“Com base na análise de todos os dados disponíveis, há um risco de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens devido às flutuações do nível do mar e às fortes correntes oceânicas que podem representar um risco ao longo das costas, praias, portos e águas costeiras”, informou o Serviço Nacional de Meteorologia de Porto Rico.

Autoridades orientam evacuação das áreas costeiras

O terremoto ocorreu às 18h23 (20h23 no horário de Brasília). As autoridades locais pediram que os moradores deixem as regiões costeiras imediatamente.

A Embaixada dos EUA em Honduras também emitiu recomendações de cautela para seus cidadãos.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 8734 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários