![terrmoto-no-caribe Terremoto no Caribe, Risco de Tsunami](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2025/02/portaldocerrado-terremoto-de-73-atinge-o-caribe-e-gera-risco-de-tsunami-terrmoto-no-caribe-678x381.webp)
![](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2025/01/portaldocerrado-disk-gif-disk-gif.gif)
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte de Honduras no Mar do Caribe neste sábado (8). O tremor gerou alertas de tsunami para Cuba, Honduras e Ilhas Cayman, segundo o Centro de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos. Ondas de até três metros são esperadas em partes do litoral cubano, enquanto Honduras e Ilhas Cayman porem registrar ondas de até um metro.
O abalo ocorreu no Mar do Caribe, a cerca de 200 km das Ilhas Cayman, com uma profundidade de 32 km. A profundidade relativamente rasa intensifica o impacto do tremor, aumentando os riscos de formação de ondas de tsunami nas regiões costeiras próximas.
Alerta de tsunami para vários países do Caribe
Além de Cuba, Honduras e Ilhas Cayman, Bahamas, Ilhas Virgens, Porto Rico e República Dominicana estão sob alertas de tsunami. No entanto, o sistema de monitoramento dos EUA cancelou a maioria dos alertas, mantendo apenas para três regiões. Mesmo assim, pequenas alterações no nível do mar estão previstas em outras áreas.
“Com base na análise de todos os dados disponíveis, há um risco de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens devido às flutuações do nível do mar e às fortes correntes oceânicas que podem representar um risco ao longo das costas, praias, portos e águas costeiras”, informou o Serviço Nacional de Meteorologia de Porto Rico.
Autoridades orientam evacuação das áreas costeiras
O terremoto ocorreu às 18h23 (20h23 no horário de Brasília). As autoridades locais pediram que os moradores deixem as regiões costeiras imediatamente.
A Embaixada dos EUA em Honduras também emitiu recomendações de cautela para seus cidadãos.
📢 Alerta de Sismo: Se ha reportado un sismo en el norte de Honduras. Instamos a los ciudadanos estadounidenses a mantenerse informados y monitorear las condiciones locales a través de @copecogob. Siga fuentes oficiales para actualizaciones e información de seguridad.… https://t.co/E3QbxGZIZe
— U.S. Embassy Tegucigalpa (@usembassyhn) February 9, 2025
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado