Transplantes de órgãos na Bahia têm aumento de 19,5%: Última doação foi feita em Barreiras

Reprodução: Tv Oeste
com informações do G1 Bahia | 

O número de transplantes de órgãos tem crescido na Bahia. No ano passado houveram 46 operações e no mesmo período de 2018, o numero já chegou a 55. Um  crescimento de 19,5%.

Na sexta-feira (21) uma equipe médica se deslocou de Salvador com destino a Barreiras (BA), depois que a família de Maurício Sá Telles, resolveu doar os órgãos do filho de apenas três anos, que teve morte encefálica confirmada, depois que ele deu entrada no Hospital do Oeste, no último dia dez, após uma crise convulsiva.

“As pessoas que podem viver, as crianças que podem viver através dele, a gente tem um conforto. É da vontade de Deus que a gente possa ajudar o próximo”, disse Maurício ao G1/Bahia

Foram coletados os dois rins e as duas córneas. O médico Daniel Viriato explicou ao G1 que o procedimento de retirada e transplante é seguro, depois que dois médicos fecham o diagnóstico, através de protocolo internacional, da morte encefálica, que é quando o cérebro para de funcionar.

De acordo com o G1, os órgãos vão salvar a vida de quatro pessoas que estão na fila de doação. Os órgãos do filho de Maurício foram levados para a capital baiana em uma aeronave, acompanhados da equipe médica.

“Quem puder e tiver qualquer tipo de iniciativa é muito bom, porque faz a diferença. Talvez nem tanto a primeira vista para a família. Eu sei que tem crianças que estão no hospital há três anos, com a idade dele, que talvez esteja precisando de um rim para sair. Eu tenho certeza que talvez a alegria da mãe que vai receber é do tamanho da minha dor, ou maior”, disse Maurício.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8427 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários