

A prisão de três homens em apenas dois dias em Santa Rita de Cássia, na Bahia, evidencia o trabalho contínuo da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no combate à criminalidade, tendo à frente do comando no município, o destacado Tenente Franco. Franco, aliás, foi elogiado publicamente pelo então Comandante Geral da polícia baiana, o Coronel Coutinho, que esteve da cidade na comitiva do governador Jerônimo Rodrigues, no ano passado.
Posse ilegal de arma de fogo
Na manhã do dia 9 de abril de 2025, policiais do 3º Pelotão da 86ª CIPM realizaram a prisão em flagrante de um homem de 43 anos por posse irregular de armas de fogo. A ação ocorreu em uma oficina mecânica situada na Rua José Nogueira, após denúncia anônima.
Durante a busca no local, foram encontradas duas espingardas, calibres .32 e .36, e munições. O suspeito, natural de Cotegipe, assumiu a posse do material, mas negou comercialização. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial da cidade e autuado com base no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003).
Tráfico de drogas
Pouco depois, às 9h, na Avenida Aeroporto, a mesma guarnição prendeu um jovem de 21 anos, natural de Santa Rita de Cássia, por tráfico de drogas. Ele foi abordado após comportamento suspeito ao avistar a viatura policial.
Com ele, a PM encontrou um simulacro de pistola, 21 trouxinhas de maconha, 19 de cocaína, 17 pedras de crack, uma balança de precisão, um frasco de cafeína e R$ 285,85 em espécie. O suspeito foi autuado por tráfico, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/2006.
Cumprimento de mandado por violência doméstica
Já neste sábado (10), durante a Operação Oeste em Paz, a 86ª CIPM cumpriu mandado de prisão contra um homem de 37 anos, foragido da Justiça de Goiás. Ele foi localizado no povoado de Santa Cruz, zona rural do município, e possuía condenação definitiva por lesão corporal em contexto de violência doméstica (art. 129, §9º do Código Penal).
Após a captura, ele foi encaminhado à Delegacia Territorial local e, posteriormente, será transferido ao Conjunto Penal de Barreiras.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado