Uruguai para com greve contra a Petrobras e desemprego

Marieta Cazarrรฉ/ Agรชncia Brasil

Uma greve geral de trabalhadores parou hoje (25) o Uruguai em apoio a funcionรกrios da MontevideoGas, subsidiรกria da Petrobras no pais, em conflito hรก meses. A greve convocada pela central sindical PIT-CNT protesta contra a estatal brasileira, que anunciou sua saรญda do Uruguai e vai se desfazer de sua rede de postos de gasolina no paรญs e do serviรงo de distribuiรงรฃo de gรกs por meio de gasodutos.

Para alรฉm disso, os trabalhadores lutam contra as terceirizaรงรตes, em defesa da negociaรงรฃo coletiva e contra a inserรงรฃo do paรญs na “lista curta” da Organizaรงรฃo Internacional do Trabalho (OIT).

Diversos serviรงos foram afetados pela paralisaรงรฃo. A Uniรฃo Nacional de Trabalhadores do Transporte (Unott) decidiu parar, afetando linhas de รดnibus urbanos e interestaduais. A paralisaรงรฃo comeรงou no fim da tarde de ontem (24).

Segundo a Agรชncia Brasil, poucos รดnibus foram vistos circulando pela capital, Montevidรฉu. De acordo com as empresas, alguns trabalhadores nรฃo sindicalizados fazem o chamado “serviรงo de emergรชncia”. Os tรกxis pararam ร  meia-noite, mas tambรฉm hรก “serviรงo de emergรชncia”.

Outra รกrea afetada foi o ensino. Os professores das escolas pรบblicas aderiram ร  paralisaรงรฃo e nรฃo hรก aulas no ensino fundamental e mรฉdio. O Sindicato de Trabalhadores do Ensino Privado (Sintep) aderiu ao movimento, mas depende de cada instituiรงรฃo a decisรฃo de parar ou manter as aulas no dia de hoje.

Sindicatos de trabalhadores da saรบde tambรฉm paralisaram as atividades, mantendo apenas regimes de plantรฃo, emergรชncias, urgรชncias e serviรงos oncolรณgicos.

As atividades bancรกrias foram afetadas, assim como os serviรงos pรบblicos de modo geral. ร‰ a quinta paralisaรงรฃo geral desde que o presidente Tabarรฉ Vรกzquez assumiu em 2015.

De acordo com a Central Sindical รšnica do Uruguai (Pit-Cnt), a estimativa รฉ que mais de 700 mil trabalhadores tenham parado hoje. O nรบmero รฉ quase o dobro dos sindicalizados, que somam 400 mil.

Sobre Darlan A. Lustosa 9270 Artigos
Darlan Alves Lustosa รฉ natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sรณlida trajetรณria de envolvimento comunitรกrio e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiรชncia como escritor e jornalista, Darlan รฉ um entusiasta da polรญtica como ferramenta de transformaรงรฃo social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cรญvica. Alรฉm de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan tambรฉm รฉ sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuaรงรฃo inclui a organizaรงรฃo de eventos, como o Seminรกrio de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Pรบblico do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diรกlogo e a justiรงa social. Darlan acredita que informar รฉ um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisรฃo jornalรญstica se reflete em cada publicaรงรฃo. Ele vรช o Portal do Cerrado nรฃo apenas como um canal de notรญcias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificaรงรฃo do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentรกrios
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentรกrios em linha
Exibir todos os comentรกrios