Vacinação contra febre aftosa deve continuar até próxima segunda (30)

Produtores devem declarar vacinação do rebanho até dia 15; aqueles que não vacinarem deverão pagar multa de R$ 53 mil por animal

Bahia.ba | O período de vacinação contra a febre aftosa deve permanecer aberto até a próxima segunda-feira (30). O governo do estado pretende vacinar 3,5 milhões de animais de 0 a 24 meses.

Há 23 anos o estado é considerado zona livre de febre aftosa. A expectativa é que, após a vacinação de 2021, seja avaliada a possibilidade de declarar a doença como erradicada em todo o território baiano e já seja possível a retirada da vacina do calendário local.

“Essa vacinação é fundamental para manter os mercados totalmente abertos para a Bahia. Agora vamos buscar a retirada da vacina, provavelmente em 2022. A vacinação ajuda demais, já que todos os anos a Bahia vem atingindo todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. Os produtores têm abraçado a causa e promovendo sanidade alimentar para a população e, com isso, atingindo mercados atrativos para o setor”, destacou o secretário da Agricultura, Lucas Costa.

A vacina contra febre aftosa é destinada aos animais de 0 a 24 meses. Todos os produtores devem declarar vacinação do rebanho até 15 de dezembro. Aqueles que não vacinarem os animais deverão pagar multa de R$ 53 mil por animal. Ao todo, a Bahia possui mais de 10 milhões de cabeças de gado.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8401 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários