Varredura da Corregedoria do TJ encontra irregularidades em cartório, diz coluna do Correio*

Cartório de Registro de Imóveis em Formosa do Rio Preto | Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado

A coluna Satélite do jornalista Jairo Costa Júnior do Correio da Bahia, publicou hoje que foram encontradas irregularidades na investigação da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia – TJBA, no Cartório de Registro de Imóveis de Formosa do Rio Preto na Bahia.

Segundo a coluna, entre as irregularidades apontadas no relatório da Corregedoria, apresentado ao Conselho Nacional de Justiça –CNJ em 22 de janeiro, constam falta de controle sobre registros de imóveis; expedição de títulos de propriedades desmembradas que, juntas, superam em muitas vezes a área original; títulos de posse emitidos clandestinamente; e abertura de matrículas de terras para desmembramentos que não existiam.

De acordo com o relatório da Corregedoria, a inspeção no cartório evidenciou “fragilidade do sistema até os dias atuais”, criando “grave instabilidade fundiária a uma região de grande poder econômico (agronegócio)”, que passou a figurar como atrativo à ação reiterada de estelionatários “oriundos das mais diversas áreas”.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8402 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários