O vereador reeleito em Paripiranga, na Bahia, Alexandre Magno Rodrigues de Oliveira (MDB), recebeu uma condenação de 14 anos de prisão por homicídio qualificado. A sentença ocorreu na quarta-feira (4), durante sessão na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Salvador. A juíza Gelzi Maria Almeida Souza Matos determinou o cumprimento da pena em regime inicial fechado.
Crime premeditado e com motivação política
De acordo com o Ministério Público, o crime aconteceu em 2 de maio de 2014. Alexandre Magno contratou Leonardo Fraga para executar o médico José Carlos. A emboscada ocorreu na saída de uma academia, onde Leonardo disparou dois tiros contra a vítima. Conforme o MP, motivada pelo temor de que José Carlos disputasse a prefeitura de Paripiranga.
Além disso, o Tribunal considerou a promessa de recompensa financeira feita ao executor como agravante. A Justiça também destacou que a motivação do crime foi fútil, aumentando a pena de ambos os envolvidos.
Polêmicas na trajetória política do vereador de Paripiranga
Antes da condenação, Alexandre Magno foi reeleito vereador de Paripiranga em outubro de 2024, com 847 votos, superando o resultado da eleição anterior, quando recebeu 736 votos. Este é o terceiro mandato do político, mas sua carreira tem um histórico de controvérsias. Em 2004, quando tentou a primeira candidatura em Ribeira do Amparo, sua cidade natal, mas Justiça Eleitoral, rejeitou sua candidatura, considerada inapta.
Leia mais em Portal do Cerrado