Vídeo: Vereador da base de Neo diz que Secretário da Saúde confirmou pagamento de exame transvaginal para homens

Durante sessão de terça-feira (21), Líder do Governo parece desconfortável com a situação.

Transvaginal, Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto, Bahia, Exame Transvaginal
Reprodução

O líder do governo na Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto, Bahia, disse que o Secretário Municipal da Saúde confirmou os pagamentos de exames exclusivos para mulheres, supostamente realizados em homens. A confissão da realização da transvaginal, ocorreu durante as considerações finais da sessão na sessão de terça-feira (21),

Os pagamentos foram realizados com recursos do Fundo Municipal de Saúde, gerido pelo Secretário Municipal da pasta, João Rocha Mascarenhas. Ele e o prefeito Neo Araújo são os ordenadores das despesas, logo os responsáveis legais.

A denúncia de pagamentos de exame transvaginal em homens foi publicada pelo Portal do Cerrado na semana passada. A publicação caiu como uma bomba no governo Neo Araújo, eleito pelo PSD do Senador Otto Alencar. Uma fonte revelou ao site que a relação entre o prefeito e o Secretário azedou de vez. A prova disso foi o nítido afastamento de ambos, durante a última edição da Caravana da Cidadania na comunidade do Buritizinho. Segundo a mesma fonte, como não se viu em edições anteriores.

A fala do líder ocorreu após a vereadora Rosita usar a tribuna para tecer críticas sobre o pagamento dos exames. O vereador Sandoval Queiroz (PSD), que parece constrangido, disse inicialmente acreditar que a publicação tratava-se de fake news (notícias falsa). No entanto, após procurar o Secretário Municipal da Saúde, ouviu dele a confirmação.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

“Neste momento gostaria de frisar algumas coisas que acontece (sic) que não é mentira, que ta sendo surreal ai… que todo mundo tá vendo que é o cúmulo do absurdo. A gente não sabe nem dá uma resposta…

Sandoval Queiroz

O vereador chega a culpar um funcionário, mas em seguida, diz que procurou o Secretário de Saúde.

“Mas na realidade, hoje cheguei a procurar até mesmo o Secretário de Saúde (João Rocha Mascarenhas) e ele disse que é real, que foi feito um trem desse”.

O vereador chama de imoralidade a tamanha irresponsabilidade e o ato fere a imagem do poder público. “Do executivo, até mesmo dos vereadores que moramos em Formosa do Rio Preto. Por tanto acho um absurdo esse tal fato acontecer.

Por outro, diante do constrangimento, outros vereadores da base, acostumados a elogiar a gestão por pequenas ações, não usaram a tribuna. Sandoval Queiroz está em seu segundo mandato e é um dos mais republicanos dos vereadores. Há quem diga que em breve entregará liderança.

Ainda assim, o vereador Professor Edson, usou uma rede social para desmentir João Rocha. Conforme o vereador, o exame, na verdade, seria transretal. O erro, diz ele, foi do digitador. Ao digitar trans o dicionário do computador escreveu transvaginal. O vereador garante que os pedidos e documentos dos pacientes comprovam o fato. A mensagem é seguida de um escárnio de outro participante do grupo, dizendo para o vereador deixar “o rapaz ser feliz”.

Contudo, não foi possível apurar se há contrato da prefeitura com empresa e médico habilitados para tal exame, sugerido pelo vereador.

Reprodução

O município de Formosa do Rio Preto, na Bahia, vive uma crise como não se via há anos, com crítica diária à administração de Neo. Munícipes reclamam desde a falta de merenda, abastecimento de água nas comunidades rurais e principalmente na saúde.

Em três anos, apesar dos quase R$ 500 milhões arrecadados, Neo não apresentou nenhuma obra substancial. Ainda assim, a maior delas, foi uma quadra de areia, celebrada por ele como grande feito, quando disse inclusive que estava conectado com a juventude.

Apesar da repercussão do caso, nem o prefeito Manoel Afonso e nem o Secretário Municipal da Saúde, deram explicação a sociedade.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7981 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
DEIXA QUIETO

Sensacionalista barato.
Doido pra achar um erro né? Achou um erro de alimentação de informações. Palmas pra você. Só erra em fazer sensacionalismo em pouca coisa.
Se Bira por algum milagre ganhar (acho difícil) vai ficar caladinho e cego. Jornal não vai mais falar da prefeitura… Kkkkkk