O município de Xique-Xique teve o decreto de emergência reconhecido nesta quarta-feira (25) pelo Governo da Bahia. Segundo dados da Defesa Civil estadual (Sudec), em Xique-Xique a estiagem prejudica 32,2% da população, ou 15 mil dos 46,4 mil habitantes, conforme última estimativa do IBGE.
A condição de emergência vai vigorar por 180 dias, período em que o município pode fazer contratações sem licitação e pedir apoio de carros-pipa.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.
Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.
Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
Dois homens que saíram de Luis Eduardo Magalhães, foram presos entre as cidades de Barra e Xique-Xique após serem flagrados, na segunda-feira (25), com 15 armas em um carro de passeio. De acordo com a
A Polícia Militar resgatou hoje (3) o corpo do pescador Jebson Luiz dos Santos, 29 anos. Ele estava na embarcação que virou ontem, no rio São Francisco, na cidade de Xique-Xique. Os policiais continuam realizando
Um memorando de entendimento com a MCA Projects Holding FZE e um protocolo de intenções com a Copixaba Agro Empreendimentos, foram assinados pelo governador Rui Costa e representantes das empresas em Salvador, na quinta-feira (13)