Polícia de Formosa do Rio Preto humaniza atendimento e sensação de segurança é sentida pela população

Números da violência foram reduzidos em 40% em relação 2017

Foto: Instagran | @formosadoriopreto
Portal do Cerrado |Formosa do Rio Preto (BA)| 
Atualizado as 21:46

 

As ações preventivas implementadas pela Polícia Militar de Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia, vêm ganhando o reconhecimento da população, principalmente, na manutenção das políticas de polícia comunitária e valorização do cidadão pela conscientização. O modelo de trabalho de aproximação da Polícia Militar junto à comunidade,   implantado e  defendido pelo comandante, Major Diz Pazos, que é graduado em Direito, com pós graduação em Direitos Humanos e Cidadania e especialização Segurança Pública, foi integralmente absorvido pela tropa, fazendo um trabalho de reciprocidade com a sociedade formosense.

 

Major Diz Pazos: Do diagnóstico à ações que reduziram a violência em Formosa do Rio Preto Foto: Portal do Cerrado

Os efeitos são sentidos pela sociedade com diminuição dos índices de criminalidade e aumento na sensação de segurança, sentida pela população de Formosa do Rio Preto (BA). Quando comparado com 2017, o número de furtos caiu 59,10% e o de roubos  57,14%. A queda no número de tentativas de homicídios  foi de 55,55%, ocorrendo apenas 4 casos, igualando o número de homicídios que no ano anterior foi de 6 mortes. O número de lesões corporais foi o único que teve aumento em relação a 2017. No geral, o índice de violência no município caiu 40%.

 

Obviamente quando cheguei a Formosa do Rio Preto, fiz um diagnóstico. Qual a demanda da sociedade? O que tenho de recursos humanos e material? a partir daí começamos a desenvolver algumas ações de visibilidade e ostensividade a polícia. Quais são os pontos sensíveis no município? Então a tranquilidade sentida da cidade perpassa por capacitação, tratamento humano e a parte técnica.

 

O trabalho policial foi otimizado desde as rondas ostensivas e preventivas, até o desenvolvimento de programas sociais e educativos em parceria com as iniciativas públicas e privadas do município, como Blitz “Trânsito Saudável”, Proerd que visa a prevenção ao uso e consumo de drogas , Ronda Escolar, Programa Mãos que Previnem Raízes do Amanhã, além do atendimento a demandas geradas pelas escolas municipais e estaduais, pela Secretária de Assistência Social e instituições religiosas.

Para além do trabalho de valorização junto a população onde atua, a Companhia Independente também em agosto deste ano, premiou  e homenageou os policiais escolhidos como PM Praça Padrão e Oficial Padrão, e os primeiros colocados no ranking operacional no primeiro semestre de 2018, das cidades que compõe a 86ª CIPM.  

 

“…Imperioso se faz que o gestor público moderno, valorize seu colaboradores, implementando rotinas de aferição de produtividade policial, como atendimento das ocorrências policiais e assistenciais, observação do comportamento e postura do PM e seu relacionamento com a comunidade que atende”, destaca Diz Pazos.

 

As ações da Polícia Militar tem tido um efeito correlato junto ao empresariado local, que vem apoiando e contribuindo com os programas sociais da 86ª Companhia Independente.  

 

O policial enfrenta a noite fria, uma operação no cerrado de três dias, uma ocorrência de trânsito debaixo de chuva, mas o policial é humano, e o nosso contato diário é com a população e uma população de bem. É com  o ser humano. A Polícia hoje tem a preocupação muito grande de levar a humanização”. Major Diz Pazos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: 86ª CIPM | Formosa do Rio Preto (BA)

 

O Major Diz Pazos assumiu o comando da 86ª Companhia Independente de Polícia Militar, que engloba os municípios de Santa Rita de Cássia, Mansidão, Riachão das Neves e Buritirama, com sede em Formosa do Rio Preto, em 09 de agosto de 2017.

 


Mais notícias sobre:

 

Sobre Darlan Alves Lustosa 3574 Artigos
Texto sobre o administrador do site.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.