Alto Paraรญso (GO) - Planta conhecida como Candombรก, uma das mais comuns na regiรฃo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)
por Dayana Vitor da Rรกdio Nacionalย ย Brasรญlia
Esta quarta-feira (11) รฉ o Dia do Cerrado, bioma que tem 5% da biodiversidade do planeta, mas que ainda รฉ pouco preservado no Brasil.
O cerrado, alรฉm de ser o segundo maior bioma da Amรฉrica do Sul, ainda รฉ riquรญssimo em biodiversidade. Nele, jรก foram identificadas quase 12 mil espรฉcies de plantas, alรฉm de outros milhares de tipos diferentes de peixes, anfรญbios, rรฉpteis, aves, borboletas e outros animais.
No entanto, segundo o Ministรฉrio do Meio Ambiente, pouco mais de 8% do Cerrado รฉ legalmente protegido por unidades de conservaรงรฃo. A maioria das unidades รฉ de uso sustentรกvel.
O geรณgrafo e professor da Universidade de Brasรญlia (UnB), Fernando Luiz Sobrinho, destaca que mesmo nas propriedades do cerrado de uso comercial รฉ necessรกrio que uma porcentagem da รกrea seja preservada.
A preservaรงรฃo do cerrado ocorre nas terras do agricultor Aldenir Teixeira que faz o cultivo orgรขnico de hortaliรงas, no Distrito Federal, hรก trรชs anos. Ele planta a saรบde dos consumidores, melhora o meio ambiente e aumenta o lucro.
Das 12 mil espรฉcies de plantas do cerrado, mais de 400 podem ser usadas na recuperaรงรฃo de solos degradados. Outras 200 tรชm uso medicinal. E as riquezas do bioma nรฃo param por aรญ. Sรฃo tipicamente dele, frutos de sabor inusitado e nutrientes a perder de vista como o pequi, buriti, mangaba, cagaita, araticum e barรบ.
Alto Paraรญso (GO) – Morro do Buracรฃo, รกrea que faz parte da proposta de ampliaรงรฃo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no municรญpio de Alto Paraรญso (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)Alto Paraรญso (GO) – Entardecer no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)Alto Paraรญso (GO) – Entardecer no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)Alto Paraรญso (GO) – Planta conhecida como Candombรก, uma das mais comuns na regiรฃo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)Alto Paraรญso (GO) – Pรกssaro รฉ visto no Mirante da Janela, รกrea que faz parte da proposta de ampliaรงรฃo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)Alto Paraรญso (GO) – Vista dos Saltos do Rio Preto, a partir do Mirante da Janela, รกrea que faz parte da proposta de ampliaรงรฃo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)Alto Paraรญso (GO) – Vista dos Saltos do Rio Preto, a partir do Mirante da Janela, รกrea que faz parte da proposta de ampliaรงรฃo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)Alto Paraรญso (GO) – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no municรญpio de Alto Paraรญso (Marcelo Camargo/Agรชncia Brasil)Formosa do Rio Preto | Foto: Reproduรงรฃo Folha de S. PauloFormosa do Rio Preto – Vista do Rio Preto a partir do Porto Raso Foto: Allan Lusttosa
Darlan Alves Lustosa รฉ natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sรณlida trajetรณria de envolvimento comunitรกrio e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiรชncia como escritor e jornalista, Darlan รฉ um entusiasta da polรญtica como ferramenta de transformaรงรฃo social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cรญvica.
Alรฉm de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan tambรฉm รฉ sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuaรงรฃo inclui a organizaรงรฃo de eventos, como o Seminรกrio de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Pรบblico do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diรกlogo e a justiรงa social.
Darlan acredita que informar รฉ um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisรฃo jornalรญstica se reflete em cada publicaรงรฃo. Ele vรช o Portal do Cerrado nรฃo apenas como um canal de notรญcias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
O prefeito, Litercรญlio de Oliveira Jรบnior, de Brotas de Macaรบbas no vale do Sรฃo Francisco, teve as contas de 2017, rejeitas peloย Tribunal de Contas dos Municรญpios, na sessรฃo desta quarta-feira (28/11). Para o relator
A Justiรงa Federal recebeu denรบncia contra o pregoeiro e presidente da Comissรฃo Permanente de Licitaรงรฃo (CPL) da Prefeitura do Municรญpio de Cocos, Milton Viana por fraude em licitaรงรฃo e contra as servidora pรบblicas Lillhianne Pinto
Geral Agรชncia Brasil | Desde o inรญcio do ano, foram registrados cerca de 216 mil focos de incรชndios em รกreas florestais e de lavoura em todo o paรญs, de acordo com informaรงรฃo do Instituto Nacional
ยฉ 2025 - Portal do Cerrado - Todos os Direitos Reservados | Endereรงo: Rua Rosita Teixeira, Formosa do Rio Preto - Bahia, CEP: 47990-000. Tel/WhatsApp: (77) 99931-5513
wpDiscuz
0
0
Qual sua opiniรฃo sobre o assunto? por favor, comente.x