Prefeita e vice têm mandatos cassados por juiz eleitora

IpiauOnline

A prefeita de Maraú, no sul baiano, Maria das Graças de Deus Viana (PP) teve o mandato cassado por decisão do juiz eleitoral José Ayres de Souza Nascimento Júnior. O magistrado condenou a gestora sob acusação de captação ilícita de votos nas eleições de 2016. A ação foi julgada nesta quarta-feira (29), no fórum de Camamu, onde funciona a 78ª  Zona Eleitoral, e o resultado do julgamento deve ser publicado ainda nesta quinta-feira (30).

Conforme a sentença, o juiz julgou procedente a acusação de adversários de Maria das Graças. Segundo a coligação “Um Novo Caminho para Maraú”, a gestora, que concorria à reeleição, teria oferecido cestas básicas a moradores no intuito de obter votos na campanha eleitoral passada. A decisão do juiz também afeta o vice-prefeito, Emanoel Araújo Damasceno.

Além de cassação de mandato, o juiz também tornou os gestores inelegíveis por oitos anos. Mesmo com a condenação, a prefeita e o vice não devem ser afastados imediatamente. A saída dos gestores só deve ocorrer após condenação colegiada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ainda cabe recurso da decisão.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8481 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários