Prefeitura de Formosa do Rio Preto promove caminhada Maio Laranja

Lei federal instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Formosa do Rio Preto, Bahia, promove caminhada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Maio Laranja
Foto: Prefeitura de Formosa do Rio Preto (BA)

Em memória à pequena Araceli Cabrera Crespo, abusada e morta com apenas 8 anos em 1973, em Vitória, no Espírito Santo, uma lei federal instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante todo o mês de maio, organizações sociais e órgãos públicos realizam uma série de atividades de conscientização e mobilização pelo fim da violência sexual infantil.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Já na manhã desta sexta-feira (17), dezenas de moradores de Formosa do Rio Preto, na Bahia, percorreram ruas da cidade, promovendo a caminhada em apoio à campanha nacional Maio Laranja.

A expressão “Maio Laranja” surgiu da ideia de usar uma flor como símbolo da campanha. A flor que remete aos desenhos da primeira infância, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

A caminhada iniciou na Praça Santa Helena e seguiu até a quadra poliesportiva Aby Lisboa, onde ocorreram diversas apresentações.

Assim, os participantes, com apoio da 86ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), demonstraram o compromisso da comunidade na luta contra o abuso infantil. Além da primeira-dama, estavam presentes outras autoridades como vereadores.

Crimes tecnológicos

O avanço das tecnologias de comunicação, do uso da internet e das redes sociais cria novas configurações de violências sexuais contra crianças e adolescentes. O novo modelo no ambiente virtual, vem desafiando as estratégias de combate e proteção.

Em 2023, a Safernet, ONG que atua na defesa e promoção dos direitos humanos na internet, recebeu 71.867 novas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online. De acordo com o Brasil de Fato, o número é o recorde absoluto de denúncias novas (não repetidas) do novo tipo de crime. Este é o maior número de denúncias ao longo de 18 anos de funcionamento da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.

Com Brasil de Fato.

Sobre Redação 6369 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários