Musa Ana Paula Minerato é desligada da Band FM e Gaviões

Áudios racistas supostamente atribuídos a ex-panicat circularam nas redes sociais.

Ana Paula Minerato, Gaviões da Fiel, Band FM
Band FM e Gaviões da Fiel afastam ex-Panicat - Foto: Reprodução

Ana Paula Minerato, ex-musa da Gaviões da Fiel e apresentadora da Band FM, foi afastada de ambas as instituições após a divulgação de um áudio contendo falas racistas, a princípio, atribuídas a ela. A repercussão do caso gerou grande indignação nas redes sociais e fez com que as organizações se posicionassem firmemente contra atitudes discriminatórias.

De acordo com o portal UOL, páginas de fofoca divulgaram o áudio atribuído a Ana Paula Minerato. “Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Ali é neguinha, alguém ali, um pai ou a mãe veio da África, tá na cara”, teria dito a agora ex-musa da Gaviões a um ex-namorado.

Decisão da Gaviões da Fiel

A Gaviões da Fiel, escola de samba paulistana, anunciou o desligamento de Ana Paula após considerar as declarações incompatíveis com seus valores. Em nota oficial, a agremiação destacou:
“O combate ao racismo é uma luta permanente dos Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória.”

E reforça a decisão da escola com a promoção da igualdade e o respeito à diversidade.

Ana Paula Minerato demitida pela Band FM

Além disso, a Band FM também comunicou o afastamento de Ana Paula Minerato de seu programa diário. Em comunicado, a emissora repudiou qualquer forma de preconceito. “As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, diz nota enviada a coluna Splash do portal UOL.

Como o alvo foi a cantora Ananda, o grupo Melanina Carioca do qual faz parte, publicou uma nota de repúdio. “Ananda foi alvo de falas absolutamente inaceitáveis proferidas pela ex-panicat Ana Paulo Minerato”, diz o texto.

Ainda conforme o UOL, a cantora também foi as redes sociais.

“Agora tu vai ver o que tu arrumou. Tu sabe que aí tu meteu um tópico muito delicado, agora o buraco vai ser mais embaixo. Tu vai ter que aguentar. Não foi mulher pra falar? Agora eu tô sabendo, geral sabe também”, disse, antes de compartilhar o áudio em questão.

Confira nota da Gaviões da Fiel na íntegra:

“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.

Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.

Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.”

Leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 8394 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários