A onda de calor que atinge a maioria dos estados brasileiros, assim tambรฉm como no Oeste da Bahia, estรก prevista para durar, pelo menos, atรฉ esta sexta-feira (17/11). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenรดmeno รฉ caracterizado por temperaturas 5 ยบC acima da mรฉdia por perรญodo maior do que cinco dias, mas com previsรฃo de chuvas nos prรณximos dias, com possibilidade de temporal.
Nesta semana, cidades como Formosa do Rio Preto, Ibotirama e Santa Rita de Cรกssia, todas do Oeste baiano, registraram temperaturas acima de 40 ยบC. Na terรงa-feira, Ibotirama chegou a registar 41,2ยบ C.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Jรก na tarde desta quinta-feira (16), Formosa do Rio Preto tem cรฉu nublado com registro de trovรตes. Os termรดmetros jรก marcaram 37,2ยบC, mas com tendรชncia de queda na temperatura, podendo chegar as 22ยบC, durante a noite. Conforme o Inmet, hรก previsรฃo de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, assim como para Luรญs Eduardo Magalhรฃes.
Hรก previsรฃo, porรฉm, da chegada de chuvas ao paรญs nos prรณximos dias. E pode ser chuva forte. No estado de Sรฃo Paulo, por exemplo, a Defesa Civil jรก alertou para o risco de tempestades e rajadas de vento de atรฉ 100 km/h entre sexta-feira (17/11) e domingo (19/11). Calor, umidade vinda da Amazรดnia e passagem de uma frente fria devem ocorrer simultaneamente e sรฃo as condiรงรตes perfeitas para chuva forte, ventania, raios e atรฉ granizo na regiรฃo Sudeste.
Partes do Oeste da Bahia, devem ser atingidas por chuvas isoladas, assim como o Maranhรฃo e Piauรญ. Nas demais regiรตes, a previsรฃo รฉ de tempo seco e com baixa umidade do ar.
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, descreve os prรณximos dias no paรญs: โA onda de calor vai atรฉ sexta, mas o calor persiste. Jรก comeรงam a chegar as chuvas, nos prรณximos dias, atรฉ semana que vem. Teremos perรญodos quentes com chuva ou perรญodos quentes sem chuva, mas nรฃo tรฃo quente como tivemos [durante a onda de calor]โ.