O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), enviou um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) visando a criação de 2.397 novos cargos na Polícia Civil do estado. O PL 25.575/2024, publicado no Diário Oficial do Legislativo nesta sexta (1º), pede que o projeto seja apreciado em regime de urgência pela AL-BA, ressaltando a necessidade de reforçar o efetivo policial no combate ao crime e na ampliação da segurança pública.
LEIA MAIS:
Oito cidades do Oeste da Bahia tem alerta amarelo para chuvas intensas
O projeto prevê a adição de:
- 500 cargos de delegado de polícia civil
- 1.460 cargos de investigador de polícia civil
- 437 cargos de escrivão de polícia civil
De acordo com o governador, se aprovados e preenchidos imediatamente, os novos cargos irão representar um acréscimo nas despesas de aproximadamente R$ 286,83 milhões em 2025 e R$ 292,51 milhões nos anos de 2026 e 2027.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, que participou da elaboração do projeto, destacou a importância dos novos cargos para aprimorar o trabalho da Polícia Judiciária Estadual.
“Com a medida, buscamos aprimorar o trabalho da nossa Polícia Judiciária Estadual, que desempenha um papel fundamental no atendimento à população e no combate às organizações criminosas, através das ações de inteligência”,
afirmou o secretário.
Estrutura da Polícia Civil
Caso o projeto seja aprovado, a estrutura da Polícia Civil da Bahia ficará com um efetivo significativamente reforçado. De acordo com o Bahia Notícias, somado ao recente acréscimo de cargos efetivos aprovado em maio, que criou 561 vagas para peritos, a Polícia Civil passará a contar com:
- Delegados de Polícia Civil: 1.700
- Investigadores de Polícia Civil: 7.900
- Escrivães de Polícia Civil: 1.730
- Peritos Técnicos de Polícia Civil: 1.100
- Peritos Criminais de Polícia Civil: 900
- Peritos Médicos Legistas de Polícia Civil: 600
- Peritos Odonto-Legais de Polícia Civil: 80