Governo da Bahia propõe criação de 2.397 cargos na Polícia Civil

Projeto de 25.575/2024 foi enviado a Assembleia Legislativa da Bahia em regime de urgência.

criação de cargos Polícia Civil Bahia, novos cargos Polícia Civil Bahia, projeto de lei Polícia Civil Bahia, Jerônimo Rodrigues segurança pública Bahia, vagas para delegado investigador Bahia
Projeto de Lei propõe criação de quase 2.397 novos cargos na Polícia Civil da Bahia, incluindo delegados, investigadores e escrivães - Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), enviou um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) visando a criação de 2.397 novos cargos na Polícia Civil do estado. O PL 25.575/2024, publicado no Diário Oficial do Legislativo nesta sexta (1º), pede que o projeto seja apreciado em regime de urgência pela AL-BA, ressaltando a necessidade de reforçar o efetivo policial no combate ao crime e na ampliação da segurança pública.

LEIA MAIS:

Oito cidades do Oeste da Bahia tem alerta amarelo para chuvas intensas

O projeto prevê a adição de:

  • 500 cargos de delegado de polícia civil
  • 1.460 cargos de investigador de polícia civil
  • 437 cargos de escrivão de polícia civil

De acordo com o governador, se aprovados e preenchidos imediatamente, os novos cargos irão representar um acréscimo nas despesas de aproximadamente R$ 286,83 milhões em 2025 e R$ 292,51 milhões nos anos de 2026 e 2027.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, que participou da elaboração do projeto, destacou a importância dos novos cargos para aprimorar o trabalho da Polícia Judiciária Estadual.

“Com a medida, buscamos aprimorar o trabalho da nossa Polícia Judiciária Estadual, que desempenha um papel fundamental no atendimento à população e no combate às organizações criminosas, através das ações de inteligência”,

afirmou o secretário.

Estrutura da Polícia Civil

Caso o projeto seja aprovado, a estrutura da Polícia Civil da Bahia ficará com um efetivo significativamente reforçado. De acordo com o Bahia Notícias, somado ao recente acréscimo de cargos efetivos aprovado em maio, que criou 561 vagas para peritos, a Polícia Civil passará a contar com:

  • Delegados de Polícia Civil: 1.700
  • Investigadores de Polícia Civil: 7.900
  • Escrivães de Polícia Civil: 1.730
  • Peritos Técnicos de Polícia Civil: 1.100
  • Peritos Criminais de Polícia Civil: 900
  • Peritos Médicos Legistas de Polícia Civil: 600
  • Peritos Odonto-Legais de Polícia Civil: 80
Sobre Darlan Alves Lustosa 8388 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários