Bahia tem alerta de chuvas intensas para quase todo o estado

Imagem mostra o mapa do Brasil sob alerta amarelo e laranja do Inmet, com possibilidade de chuvas intensas no estado do nordeste brasileiro
Foto: Reprodução Inmet

Quase toda a Bahia está em alerta amarelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para chuvas intensas, válido, a princípio, até as 10h de quarta-feira (3). A previsão inicial aponta chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia, com ventos também intensos entre 40-60 km/h. Há baixo risco de queda de galhos de árvores e de queda de energia, segundo o instituto.

A capital baiana já enfrenta problemas com as fortes chuvas durante madrugada. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, as fortes chuvas e trovoadas que ocorreram na madrugada desta terça foram provocadas pela formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), associado.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

“A previsão é de que não tivéssemos tanta chuva em tão pouco espaço de tempo. A tendência maior era de que vivenciaríamos o maior acumulado no sábado e domingo”, disse o secretário ao g1.

Já na outra ponta do estado, Formosa do Rio Preto, cidade do extremo oeste baiano, a céu segue nublado nesta terça-feira (2). A princípio, segundo o Inmet, a temperatura varia entre 22 e 32 °C, com possibilidade de chuva isolada. Até a próxima terça-feira (6) há a previsão de queda da temperatura, com máximas em torno dos 29 °C e mínimas de 19 °C.

Imagem mostra uma rua da cidade de Formosa do Rio Preto, na Bahia, com céu parcialmente nublado, com possibilidade chuvas intensas de acordo com o alerta amarelo do Inmet
Rua de Formosa do Rio Preto, na Bahia com céu parcialmente nublado – Foto: Portal do Cerrado

Em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, a terça-feira também será marcada por pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a umidade máxima chegando a 100%, enquanto as máximas ficam em 29 °C e as mínimas em 22 °C. Já Barreiras, na mesma região, tem temperaturas de 21 °C a 32 °C, conforme o mesmo instituto.

O Inmet informou que segue monitorando as condições meteorológicas. O instituto reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e emissão dos avisos especiais no portal.

De acordo com os principais modelos internacionais de previsão do tempo, os volumes podem superar os 100 milímetros em algumas localidades, no entanto, algumas áreas do estado podem receber volumes abaixo dos 10 milímetros.

Enquanto isso, a máxima chega a 32 ° C em Bom Jesus da Lapa.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7976 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários